Eurocopa Feminina

EURO-2022: torneio confirma crescente interesse pelo futebol feminino, com recorde de público

Até então, a Eurocopa anterior (2017) na Holanda, detinha o recorde total de espectadores

Eurocopa 2022 bateu todos os recordes da competiçãoEurocopa 2022 bateu todos os recordes da competição - Foto: Lindsey Parnaby / AFP

À espera da final de Wembley deste domingo (às 13h, horário de Brasília) entre as anfitriãs inglesas e a Alemanha, que terá uma grande presença de torcedores, a Euro-2022 confirmou o crescente interesse pelo futebol feminino, batendo recordes de público. 

No dia 6 de julho, por ocasião da partida de abertura do torneio, 68.871 pessoas testemunharam a vitória da Inglaterra sobre a Áustria por 1x0 nas arquibancadas de Old Trafford. Foi um recorde de público em uma Eurocopa feminina, superando a marca da final da edição da Suécia-2013 entre Alemanha e Noruega, com 41.301 espectadores, segundo a Uefa. 

O duelo de Old Trafford não é, por outro lado, a partida com mais público para um jogo de futebol feminino na Europa. 

A marca pertence ao Barcelona, que este ano lotou o emblemático Camp Nou em duas ocasiões. A primeira foi no jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, em 30 de março contra o Real Madrid (91.553), e a segunda menos de um mês depois pela ida das semifinais do mesmo torneio, em 22 de abril contra o Wolfsburg (91.648). 

A Eurocopa anterior, a de 2017 na Holanda, detinha o recorde total de espectadores (247.041) e a Inglaterra já havia quebrado essa marca desde a segunda rodada da fase de grupos, quando a França venceu a Bélgica por 2x1 (248.075). 

No final da fase de grupos, o número total de espectadores nas arquibancadas já havia chegado a 357.993.

A Inglaterra quebrou o recorde de público em uma partida das quartas de final da Eurocopa feminina, com 28.994 pessoas nas arquibancadas de Brighton na vitória por 2x1 sobre a Espanha. Depois bateu o recorde de uma semifinal, em sua goleada sobre a Suécia por 4x0 (28.624 em Sheffield). 

A outra semifinal, na quarta-feira entre Alemanha e França (que terminou 2x1 para as alemãs), atraiu 27.445 espectadores em Milton Keynes, recorde de público para uma semifinal da Eurocopa em duelo sem a presença do anfitrião. 

Neste domingo, as mais de 85.000 pessoas esperadas em Wembley para a final entre Inglaterra e Alemanha também entrarão no livro dos recordes.

Veja também

Argentina vence Colômbia e se torna maior campeã da Copa América
Copa América

Argentina vence Colômbia e se torna maior campeã da Copa América

Sem dificuldades, Náutico goleia Figueirense e se aproxima do G-8 da Série C
Náutico

Sem dificuldades, Náutico goleia Figueirense e se aproxima do G-8 da Série C

Newsletter