Esportes

Ginasta da seleção brasileira cria aparelho de treino e faz máscaras

Caio Souza lançou mão de suas habilidades manuais e construiu de forma artesanal um aparelho simples, mas útil

O ginasta brasileiro Caio Souza, 26, encontrou uma solução criativa para atacar simultaneamente dois problemas comuns a atletas durante a quarentenaO ginasta brasileiro Caio Souza, 26, encontrou uma solução criativa para atacar simultaneamente dois problemas comuns a atletas durante a quarentena - Foto: Reprodução / Instagram

O ginasta brasileiro Caio Souza, 26, encontrou uma solução criativa para atacar simultaneamente dois problemas comuns a atletas durante a quarentena.Com dificuldades para treinar os movimentos complexos que precisa executar no esporte e precisando esvaziar a cabeça cheia de incertezas após a paralisação de competições e o adiamento da Olimpíada para 2021, ele lançou mão de suas habilidades manuais e construiu de forma artesanal um aparelho simples, mas útil.

Os ginastas chamam o objeto de cogumelo, e ele serve para treinar movimentos de rotação feitos sobre o cavalo com alças. Nos ginásios, costuma ser usado pelos iniciantes.Caio é um generalista, ou seja, precisa se dedicar a todos os aparelhos. Nas últimas duas edições do Campeonato Mundial de ginástica artística, ele terminou a disputa da categoria individual geral em 13º.

Leia também:
Atletas se viram para não ficar "zerados" na quarentena
Atleta brasileiro que já levantou 250 kg é internado na UTI com covid-19

"Sempre gostei de artesanato, de montar armário e já fiz uma mesinha. A ideia de montar o cogumelo veio por não conseguir treinar nos aparelhos. Ali a gente fica fazendo giros, mudança de direção, e depois reproduz no cavalo. Claro que não chega tão próximo, mas para quem não tem nada, metade é o dobro", diz.

Ele, que treina em São Bernardo do Campo (SP), mantém conversas com seus técnicos, nutricionista e psicólogo, mas não entra em um ginásio para praticar desde 13 de março. Assim, precisava encontrar formas de espairecer.

"Muita coisa aconteceu: mudança da Olimpíada, não treinar, a cabeça fica a milhão. Nunca fiquei tanto tempo sem treinar, quando fiz cirurgia mesmo assim ia ao ginásio", afirma. Outra ideia para aproveitar um de seus hobbies, e também contribuir com a sociedade, foi confeccionar máscaras de tecido, que ajudam a combater o coronavírus.

Na casa da mãe, onde Caio tem ficado atualmente, ele pode usar a máquina de costura nova que deu de presente para ela recentemente –em troca, ficará com a antiga."Minha mãe me ensinou a costurar muito tempo atrás. Eu sei bordar, fazer crochê e tricô", ele conta. Junto com a família, já produziu centenas de máscaras que foram doadas para um hospital e a prefeitura de Volta Redonda, sua cidade natal. "Alguma coisinha estou ajudando."

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter