Givanildo Oliveira recebe título de cidadão recifense

Conhecido como “rei do acesso”, treinador olindense já comandou o Trio de Ferro da Capital

Givanildo recebeu o título de cidadão recifenseGivanildo recebeu o título de cidadão recifense - Foto: Divulgação/Câmara Municipal do Recife

O técnico Givanildo Oliveira, de 71 anos, recebeu nesta segunda (30), na Câmara Municipal do Recife, o título de cidadão recifense. A iniciativa partiu do vereador Davi Muniz (PATRI) e do presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB). Na solenidade, estiveram presentes nomes como Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz, Ramon da Silva, presidente do Sindicato dos Atletas de Pernambuco, além de Wanderson Lacerda, ex-mandatário do Sport.

“É uma emoção enorme, apesar de dar entrevista todos os dias. Mas aqui é diferente. Já tive muitas homenagens, mas essa significa muito. Eu torço para Santa Cruz, Náutico e Sport e gostaria que todos fossem para a Série A”, afirmou o treinador nascido em Olinda.

Como jogador, Givanildo Oliveira começou a carreira no Santa Cruz, jogando de 1969 a 1976. No Tricolor, ele faturou cinco títulos estaduais – ganhando mais dois posteriormente, em 1978 e 1979, ao retornar para o clube após passagem pelo Corinthians. Na equipe paulista, inclusive, Givanildo foi campeão paulista em 1977. O ex-volante ainda passou por Fluminense, CSA e Sport. No Leão, faturou os estaduais de 1980 a 1982.

Após pendurar as chuteiras, Givanildo iniciou mais uma carreira vitoriosa, desta vez como treinador. Em quase 40 anos na função, o técnico acumula mais de 20 títulos, entre nacionais (Séries B e C) e estaduais (Pernambucano, Paraense, Cearense, Alagoano, Baiano e Mineiro).

Givanildo Oliveira já treinou os três principais clubes do estado. O único em que não conseguiu ser campeão foi o Náutico, passando pelo Timbu em 2002-2003 e 2016. No Santa Cruz, ele faturou a taça estadual em 2005. No Sport, o treinador tem quatro taças locais ( 1991, 1992, 1994 e 2010) e uma Copa do Nordeste em 1994. O comandante também é conhecido como “rei do acesso”, ao ter subido de divisão clubes como Santa, Sport, Paysandu e América/MG.

Leia também:
Goiano perto de atingir marca de Givanildo Oliveira no Náutico
América-MG anuncia Givanildo Oliveira como novo técnico

Veja também

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida
Brasileiro sub-20

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida

São Bento tem surto de Covid e terá de escalar goleiro na linha pela Série C
Futebol

São Bento tem surto de Covid e terá de escalar goleiro na linha pela Série C