Futebol Europeu

Governo britânico quer que torcida do Chelsea pare de cantar nome de Abramovich

O proprietário dos Blues tem sido alvo de sanções do governo britânico

Milionário Russo Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, tem sido alvo de sanções por sua suposta proximidade com Vladimir PutinMilionário Russo Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, tem sido alvo de sanções por sua suposta proximidade com Vladimir Putin - Foto: GLYN KIRK / AFP

O governo britânico disse nesta segunda-feira que é “inadequado” a torcida do Chelsea cantar o nome do proprietário do clube, o milionário russo Roman Abramovich, alvo de sanções por conta de sua suposta proximidade com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No dia 5 de março, os torcedores do Chelsea cantaram o nome de Abramovich durante o minuto de aplausos em solidariedade à Ucrânia antes do jogo contra o Burnley, pela 28ª rodada do Campeonato Inglês.

O técnico dos ‘Blues’, Thomas Tuchel, reprovou a atitude dos torcedores ao fim da partida.

“Não era o momento de fazer isso”, criticou o treinador. “Se queremos mostrar nossa solidariedade, mostramos nossa solidariedade e fazemos todos juntos”, acrescentou.

Os torecedores repetiram essa conduta em todos os jogos do Chelsea desde então, contra Norwich e Newcastle.

“Somos plenamente conscientes do tamanho dos sentimentos em torno de um clube popular, mas isso não serve de desculpa para uma atitude completamente inadequada no momento atual”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

“Creio que as pessoas podem expressar sua paixão e seu apoio sem recorrer a esse tipo de coisa”, acrescentou Johnson.

Abramovich comprou o Chelsea em 2003 e transformou o clube em um dos maiores da Europa, com 19 títulos sob sua gestão depois de investir centenas de milhões de libras, tornando-se uma figura de grande popularidade entre os torcedores.

As sanções contra o milionário russo, como o congelamento de seus bens, afetaram o clube com a perda de patrocinadores e a proibição de venda de ingressos e negociação de jogadores.

Veja também

CBF vai adiar partida entre CRB e Sport pela Série B
Mudança

CBF vai adiar partida entre CRB e Sport pela Série B

Trio nordestino do Vôlei Renata vive "momento especial" com decisão da Superliga no Recife
Superliga Masculina

Trio nordestino do Vôlei Renata vive "momento especial" com decisão da Superliga no Recife

Newsletter