Governo de Pernambuco anuncia retomada dos esportes individuais a partir de segunda-feira

No Parque Santos Dumont, já há protocolo para uso da piscina e da pista de atletismo

Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de PernambucoFred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco - Foto: Hélia Scheppa/AFP

A partir da próxima segunda-feira (6), estará liberado em Pernambuco o retorno dos treinos de modalidades esportivas individuais que possam ser realizados em parques, praias e orlas marítimas ou fluviais. O anúncio desse aval foi feito nesta quinta-feira (2), pelo secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. Agora, os municípios devem organizar seus cronogramas, uma vez que há situações distintas em relação à epidemia do novo coronavírus nas quatro macrorregiões do Estado. 

Essa volta, no entanto, deve seguir os protocolos sanitários estabelecidos no Plano de Convivência a Covid-19 do Governo do Estado, como o distanciamento social e as medidas de higiene (lavagem das mãos e uso do álcool em gel a 70%). Os atletas só poderão tirar a máscara na hora do treino, devendo utilizá-la em todos os outros momentos. Aqueles que apresentarem sintomas gripais deverão guardar isolamento. 

Além do protocolo sanitário geral do Estado, as modalidades também têm diretrizes específicas, elaboradas em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e com o apoio de federações esportivas. Entre as recomendações a serem seguidas, estão a desinfecção dos materiais e equipamentos de uso compartilhado após cada manuseio e a aferição de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos. Fora isso, a orientação é para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas e profissionais enquadrados no grupo de risco da Covid-19. 

Natação e atletismo no Santos Dumont
Gerido pelo Estado, o Parque Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já tem um protocolo para reabrir a pista de atletismo e o parque aquático para atletas de alto rendimento a partir de segunda-feira, independente do cronograma ainda a ser anunciado pela Prefeitura do Recife. O parque ficou completamente fechado desde os primeiros dias de abril, quando foi anunciado o decreto estadual que proibia o acesso a praias, parques e orlas em todos os municípios pernambucanos, até a segunda quinzena de junho, após a liberação desses locais para atividades como corrida, caminhada e ciclismo. A pista de cooper, então, foi aberta para a população, mas os espaços para treinos esportivos, não. 

Como o acesso a clubes e associações ainda segue proibido, as equipes de natação que tiverem interesse em usar a piscina do parque aquático devem enviar uma solicitação para a secretaria executiva de Esportes do Estado, que criou um comitê exclusivamente para organizar essa demanda. Isso pode ser feito direto ou por intermédio da Federação Aquática de Pernambuco (Fepa). O mesmo acontece com os profissionais do atletismo. Por enquanto, essas áreas estarão liberadas apenas para atletas, ficando o retorno das escolinhas para um momento posterior. 

"É um passo importante para a gente retomar a prática das atividades esportivas. Esperamos em breve anunciar novas medidas”, disse Fred Amancio. O gestor reforçou a importância de seguir os protocolos, já que as liberações estão diretamente ligadas aos indicadores da saúde usados como base no Plano de Convivência (número de novos casos da Covid-19, de óbitos e demanda por internamento hospitalar). Se nas próximas semanas for mantida a tendência de estabilização da epidemia no Estado, há a possibilidade de ampliação das liberações para modalidades coletivas. 

 

Veja também

Contente com resultado, Daniel afirma: "matar um leão por dia"
Sport

Contente com resultado, Daniel afirma: "matar um leão por dia"

Com bom jogo coletivo, Elton faz dois e Sport estreia com vitória sobre o Ceará
Campeonato Brasileiro

Com bom jogo coletivo, Elton faz dois e Sport estreia com vitória sobre o Ceará