BASQUETE

Gustavo de Conti é oficializado como treinador da seleção masculina de basquete

Com histórico sólido de títulos, técnico chega com foco em Paris-2024

Foto: Divulgação/CBB

Gustavo de Conti é o novo nome à frente da seleção masculina de basquete. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 20, pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O cargo está vago desde a saída de Aleksandar Petrovic – o croata não conseguiu classificar o time para os Jogos de Tóquio. 

Com foco para a Olimpíada de 2024, que irá ocorrer em Paris, na França, Conti vai acumular duas funções, já que também é treinador do Flamengo. O trabalho com a Seleção não é de total novidade ao treinador, que já foi técnico auxiliar de 2012 a 2016.

— Agradeço ao presidente Guy (Peixoto) pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também a Seleção. (...) Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza de que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas — declarou o novo treinador. 

Esta é a primeira vez, em 13 anos, que a CBB escolhe um brasileiro para liderar a seleção. O último foi Lula Ferreira, que ficou no posto até 2008, ano em que entrou o espanhol Moncho Monalve, técnico até 2010. Em seguida, o argentino Ruben Magnano treinou o time por sete anos, até a entrada de Petrovic, em 2017.

Gustavo de Conti, de 41 anos, tem uma carreira sólida como técnico; por oito anos, comandou o Paulistano e arrematou dois títulos ao clube: o Campeonato Paulista 2017 e o NBB 2017/2018. Desde que assumiu a liderança rubro-negra, há três temporadas, colocou ainda mais troféus no histórico, com três estaduais, dois campeonatos brasileiros e a Champions League das Américas 2020/2021.

O primeiros desafios dele serão as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023, que ocorrem em novembro, com dois jogas contra a seleção chilena.
 

Veja também

Atuação contra Juazeirense faz Sport chegar com "solidez" na final diante do Náutico, diz Soso
Sport

Atuação contra Juazeirense faz Sport chegar com "solidez" na final diante do Náutico, diz Soso

Recife Vôlei recebe Abel Modas pelo segundo jogo da semifinal da Superliga B de Vôlei
Decisão

Recife Vôlei recebe Abel Modas pelo segundo jogo da semifinal da Superliga B de Vôlei

Newsletter