Memória

Há cinco anos, o ex-atacante Leonardo nos deixava

Ídolo do Sport faleceu precocemente, aos 41 anos, em 2016

Foto: Reprodução/ Sport CR

Há exatos 5 anos falecia precocemente o ídolo e terceiro maior artilheiro da história do Sport, Leonardo. O ex-jogador, à época com 41 anos, estava internado no Hospital da Restauração quando sofreu uma falência múltipla de órgãos, causada por uma doença chamada neurocisticercose. 

Com 136 gols em 367 partidas pelo Sport, Leonardo só perde para Traçaia e Djalma, que atuaram nas décadas de 50 e 60, respectivamente, na lista de artilheiros do clube. No Leão, o atacante conquistou duas Copas do Nordeste (1994 e 2000) e seis Campeonatos Pernambucanos (1994, 1997, 1998, 1999 e 2000) e empata com Magrão como recordista de títulos com a camisa rubro-negra, com oito no total.

Leonardo também vestiu a camisa de outros grandes clubes do futebol brasileiro. Após conquistar o Nordeste pela primeira vez no ano anterior, foi contratado junto a Juninho Pernambucano pelo Vasco, em 1995. No Cruzmaltino, o atacante não teve o mesmo sucesso do meia recifense e, de lá, Leonardo ainda foi parar no Corinthians e no Palmeiras antes de “voltar para casa”, em 1997.

A partir daí, a idolatria se consolidava. Com Leonardo, o Sport emendou uma sequência de quatro títulos pernambucanos seguidos, com o atacante sempre figurando entre os artilheiros da competição.

Após novamente faturar Pernambucano e Nordestão na mesma temporada, o artilheiro foi negociado em 2000 e teve rápida passagem no Cruzeiro e em diversos clubes de menor expressão no futebol brasileiro, antes de retornar ao Leão, em 2004. A última estada no Sport já não teve o mesmo brilho e o clube não conseguiu ser campeão pernambucano naquele ano, além da campanha pífia na Série B do Campeonato Brasileiro, que quase rendeu o rebaixamento à Terceirona. 

Sem apresentar o mesmo futebol, Leonardo rodou ainda por diversos clubes menores antes de encerrar a carreira de jogador, em 2012, no Afogadense. Em 2014, foi novamente contratado pelo Sport. Desta vez como preparador técnico nas categorias de base do clube, onde atuou até seu precoce falecimento.

A doença

A neurocisticercose é uma condição causada pela larva do verme Taenia solium, que forma cistos no sistema nervoso central - encéfalo, medula espinhal - do ser humano. Em geral, é contraída através da ingestão direta de ovos da Tênia na água ou em alimentos contaminados e é doença endêmica na América do Sul e África.

O artilheiro batalhava contra a condição desde Outubro de 2015, quando havia sido internado pela primeira vez, e chegou a apresentar crises convulsivas em fevereiro do ano seguinte. Ele permaneceu internado no Hospital da Restauração por quase um mês, antes de morrer por falência múltipla dos órgãos em 1º de março, aos 41 anos.

Leonardo foi velado na sede do Sport na mesma noite e sepultado em Picos-PI, sua cidade natal. O então presidente, João Alberto Martorelli decretou luto de três dias no clube, à época, com bandeira a meio mastro.

O Sport recordou a data em suas redes sociais e evocou a memória do artilheiro da "era de ouro" do clube nos anos 1990:

Veja também

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico
Atletismo

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter