Esportes

Há dez meses parado, Tiago Splitter se aposenta

Ex-pivô da seleção brasileira, ele foi o primeiro atleta nacional a conquistar um título na NBA, em 2009

Tiago Splitter, ex-jogador de basqueteTiago Splitter, ex-jogador de basquete - Foto: Divulgação

O jogador de basquete Tiago Splitter, 33, primeiro brasileiro campeão da NBA, anunciou em entrevista ao canal SporTV que está se aposentando do esporte. O pivô não conseguiu se recuperar totalmente da recente cirurgia no quadril que o deixou fora dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"Vou parar de jogar. É uma decisão que tomei nesses últimos meses, não é uma coisa que eu quero, mas a lesão que tive no quadril está sendo mais problemática do que a gente achava", disse ao canal. "Você parar de fazer uma coisa que você fazia a vida inteira...Conversei com minha família, minha esposa, todo mundo e, realmente, chegou o momento de pendurar o tênis", completou.

Um dos melhores jogadores brasileiros deste século, Tiago Splitter começou a sua carreira fora do País. Contratado pelo Baskonia, da Espanha. Morou no País Basco dos 15 aos 26 anos. Na temporada 2010/2011, foi para o San Antonio Spurs, time pelo qual foi titular e campeão da NBA em 2014.

Trocado pelo Spurs para o Atlanta Hawks em 2015, disputou uma temporada com a franquia da Geórgia. Se machucou em 2015/2016 e não pôde disputar a Olimpíada do Rio. Depois, ainda jogou 8 partidas pelo Philadelphia 76ers, em 2017, após a cirurgia no quadril, mas não teve muitas oportunidades depois disso.

Talvez projetando o que seria o final de sua carreira, Tiago abriu outras frentes em sua vida recentemente. Participou, pelo lado da comissão técnica, das pré-temporadas da NBA. Logo depois, Splitter foi técnico de jovens no Camp promovido pela NBA no Jogo das Estrelas, em Los Angeles. Lá, ele passou sua experiência aos atletas de todo mundo que estavam treinando e sendo monitorados pela liga americana.

Antes disso, na Olimpíada de 2016, Tiago foi comentarista da Rede Globo nos Jogos Rio-2016. Há menos de um mês, lançou seu canal no YouTube com entrevistas com atletas do mundo todo (já passaram por lá Anderson Varejão, Manu Ginóbili, Boris Diaw e Patrick Mills, por exemplo). No Jogo das Estrelas da NBA deste ano, Tiago também fez entrevistas para a NBA Brasil.

Jogador de ótima técnica, Tiago Splitter fez carreira sólida na Europa, onde foi sempre cotado como um dos melhores pivôs do continente. Presente em todas as convocações da seleção brasileira, disputou a Olimpíada de 2012, em Londres.

Veja também

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami
Miami

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Campeonato Paulista

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Newsletter