Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Haaland retorna de lesão, mas City para no rebaixado Southampton e encerra série de vitórias

Clube pode se complicar na briga por vaga na próxima edição da Liga dos Campeões

Chegada dos torcedores ao estádio Etihad, casa do Manchester CityChegada dos torcedores ao estádio Etihad, casa do Manchester City - Foto: Oli Scarff / AFP

No confronto entre o segundo melhor ataque do Campeonato Inglês, com 67 gols, e a pior defesa, com 82 sofridos, o Manchester City não conseguiu vazar o rebaixado Southampton e só ficou no 0 a 0, neste sábado, no St. Mary's Stadium. A partida marcou o retorno do atacante Haaland ao conjunto visitante, que só conseguiu ameaçar a meta adversária na reta final da partida, sem sucesso.

Com o inesperado empate, o City pode se complicar na briga por vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O time de Manchester ocupa a terceira posição, com 65 pontos, mas pode ser ultrapassado por Newcastle ou Chelsea, que somam 63 e se enfrentam neste domingo, às 8h (horário de Brasília). O Southampton, por sua vez, fez a festa da torcida, apesar da lanterna e do rebaixamento.

Embalado por uma sequência de quatro vitórias - e sete jogos de invencibilidade - no Inglês, a equipe do técnico Pep Guardiola partiu para cima do lanterna desde os primeiros minutos da partida. Apesar do amplo domínio, a equipe celeste encontrava dificuldades para finalizar e encontrou forte resistência da defesa anfitriã, que havia levado 82 gols nesta edição do Inglês.

Nem mesmo o retorno do artilheiro Erling Haaland, que havia ficado afastado por seis semanas em decorrência de lesão no tornozelo, aumentou o poder de fogo da equipe visitante, que rondava a área rival, mas não tinha criatividade para ameaçar a meta do goleiro Ramsdale. Assim, apesar dos 75% da posse de bola, o City foi para o intervalo sem chutar a gol.

No segundo tempo, Guardiola acionou Doku para abrir o jogo e alterou a composição de todo o meio de campo a fim de tornar sua equipe mais agressiva. O conjunto celeste continuou pressionando, mas o Southampton se defendia com 11 jogadores atrás da linha da bola e segurava a pressão.

Aos poucos, o time da casa, que tinha o brasileiro Welington, começou a se soltar a se arriscar no ataque, abrindo espaços para o City sair em velocidade. Aos 24 minutos, os visitantes criaram a melhor chance até então, em bola cabeceada por Akanji na pequena área, mas bem defendida por Ramsdale.

Nos minutos finais, o Manchester City partiu para o tudo ou nada e pressionou ainda mais a defesa do Southampton em busca do gol. O brasileiro Savinho, que havia substituído Folden, e Rubén Dias finalizaram à queima-roupa, mas também pararam em ótimas defesas de Ramsdale. Nos acréscimos, Marmoush ainda carimbou o travessão, mas os anfitriões se seguraram até o apito final.

Confira os resultados dos jogos deste sábado pelo Campeonato Inglês:

Fulham 1 x 3 Everton

Ipswich 0 x 1 Brentford

Southampton 0 x 0 Manchester City

Wolverhampton 0 x 2 Brighton

 

Veja também

Newsletter