Hamilton larga na pole do GP dos EUA e fica próximo do penta na F-1

Lewis Hamilton é o líder do campeonato com 331 pontos e venceu nove corridas neste ano

Hamilton largará na pole do GP de Abu DhabiHamilton largará na pole do GP de Abu Dhabi - Foto: Reprodução/Instagram

Em condições de ser campeão neste domingo (21), o inglês Lewis Hamilton vai largar na primeira posição depois de cravar o melhor tempo nos treinos para o GP dos EUA de F-1. A volta mais rápida do classificatório rendeu o recorde da pista de Austin e foi completada em 1min32s237. Para ficar com o quinto título da carreira, o pole position precisa vencer a prova e torcer para Sebastian Vettel não ficar com o segundo lugar.

O rival foi somente quinto na classificação porque foi punido com a perda de três posições. Lewis Hamilton é o líder do campeonato com 331 pontos e venceu 9 corridas neste ano. O segundo colocado é Sebastian Vettel com 264 pontos conquistados e 5 vitórias.

Leia também:
Alonso se rende a Hamilton e o chama de "um dos maiores"
Hamilton pede mais respeito da imprensa com Vettel
F1 foca em novo motor à prova de reclamações
Vettel sofre punição e se complica no GP dos EUA
Raikkonen dá sinais de que não ajudará Vettel pelo título

Considerável parte da diferença ocorre porque Sebastian Vettel coleciona erros nesta temporada. Neste final de semana, ele protagonizou mais um. O alemão perdeu três posições no grid de largada por não respeitar o limite de velocidade durante uma bandeira vermelha no primeiro treino livre.

Vettel reclamou da punição justificando que desacelerou bastante, mas os comissários avaliaram que o piloto demorou muito para agir. Esta é a 18ª prova da temporada de Fórmula 1. Ainda restam as etapas do México, Brasil e Abu Dhabi. A largada do GP dos EUA de F-1 está marcada para este domingo às 15h10 (horário de Brasília.

Verstappen fica no Q2
O holandês Max Verstappen não passou do Q2 por causa de um problema na suspensão traseira. Ele abriu demais em uma curva e a roda traseira direita passou por cima de uma lombada. Na mesma hora o pneu vibrou por causa da suspensão avariada.

O episódio aconteceu ainda no Q1, mas como o piloto já havia registrado tempo avançou. Ocorre que os mecânicos não tiveram tempo hábil para arrumar o carro e Verstappen sequer saiu dos boxes. O holandês vai largar na 15ª posição.

O espanhol Fernando Alonso foi ainda pior e nem passou do Q1. Ele vai começar a corrida deste domingo na 16ª posição. O piloto largar atrás não é novidade porque o carro não está bem desde a temporada passada.

Veja também

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport
Sport

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport

Após nova intervenção decisiva do VAR, Sport perde no Rio para o Fluminense por 1 a 0
Sport

Após nova intervenção decisiva do VAR, Sport perde no Rio para o Fluminense por 1 a 0