Esportes

Hamilton perto do penta, NBA e outras atrações do fim de semana

Britânico está em situação confortável pela levantar o quinto mundial de F1 de forma antecipada, no GP do México

LeBron JamesLeBron James - Foto: ANDREW D. BERNSTEIN / NBAE / GETTY IMAGES / A

Faltando somente três provas para o encerramento da temporada 2018 da Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, tem mais uma chance de faturar o pentacampeonato mundial de forma antecipada, neste domingo (28), no Grande Prêmio do México, uma das etapas de público mais efusivo. Com 70 pontos de vantagem para seu principal concorrente, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari (346 contra 276), Hamilton está em situação extremamente confortável, precisando marcar somente cinco pontos para confirmar a já esperada conquista. Ele só não levanta o título no México caso termine de oitavo lugar para baixo e Vettel cruze a linha de chegada em primeiro. Para o alemão, só a vitória interessa. Mesmo se ele for segundo e Hamilton abandonar a prova, o britânico será campeão mundial pela quinta vez.

Os rumos que a disputa tomou são totalmente diferentes do imaginado lá no início da temporada, quando Ferrari e Mercedes apresentaram credenciais suficientes para se apostar em uma disputa ponto a ponto até a etapa final do calendário. De um lado a Mercedes, dominante nos últimos quatro anos, com a melhor estrutura da categoria e um piloto em fase incontestável. Do outro, a Ferrari, buscando retornar ao topo com um carro sem pontos fracos e um tetracampeão como líder. E a disputa era muito equilibrada até a 13ª etapa, na Bélgica, no final de agosto. Após essa prova, Hamilton somava 231 pontos e Vettel 214, mas o alemão tinha a seu favor um motor potente melhorado pela Ferrari a cada etapa.

As coisas desandaram, porém, na scuderia italiana, que perdeu em casa após Vettel tocar em Hamilton, vencedor do GP italiano. Depois, a Federação Internacional de Automobilismo acatou reivindicação antiga da Mercedes e aumentou a fiscalização no motor da Ferrari, que coincidentemente perdeu potência. A Mercedes, por sua vez, fez melhorias no carro do britânico, com um desenho de roda desenvolvido para evitar o superaquecimento, melhorando o desempenho. Junto a isso, deslizes de Vettel em momentos cruciais, recebendo penalidades ou tocando em adversários, e conflitos internos entre diretores em busca de prestígio acabaram por azedar a temporada ferrarista.

O GP do México é realizado no Circuito Hermanos Rodríguez, que recebeu a categoria pela primeira vez em 1963. O traçado tem pouco mais de quatro quilômetros e a prova acontece em um total de 71 voltas.

Programe-se:

Sábado (27)
12h - 3ª sessão de treinos livres (Sportv2)
15h - sessão de treinos classificatórios (Sportv2)

Domingo (28)
16h - Largada para o GP do México (Sportv2)

Vôlei de praia

Os campeões da segunda etapa do Campeonato Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2018/19, em Vila Velha (ES), serão conhecidos neste final de semana. As finais femininas acontecem neste sábado (27), com a disputa pelo bronze às 19h25 e a decisão do título às 20h30. Os homens jogam no domingo, às 9h55 (terceiro lugar) e às 11h (final). Todos os jogos serão transmitidos pelo Sportv2. O Brasileiro Open é o principal campeonato nacional da modalidade, com a presença das duplas mais bem ranqueadas mundialmente, como Agatha/Duda, Bárbara Seixas/Fernanda Berti e André/Evandro. Após Vila Velha, o certame irá para Campo Grande (MT), entre os dias 20 e 25 de novembro.

Caminhões

Adiada em junho devido à greve dos caminhoneiros, a segunda etapa da Copa Sudeste da Copa Truck, em Curvelo (MG), acontece neste domingo (29), a partir das 13h55 (Sportv2). A pontuação será somada ao resultado da etapa de São Paulo para ser definido o campeão da região. Em São Paulo, o campeão foi Roberval Andrade (Mercedes/AM Motorsport), seguido por André Marques (Scania/RVM Motorsport). Após o fechamento da Copa Sudeste, os donos dos melhores resultados de cada copa regional se reunirão para a disputa da Final, em Curitiba, no dia 2 de dezembro.

NBA

Treze jogos preenchem a agenda da maior liga de basquete do mundo neste final de semana. Desses, dois serão transmitidos nas redes oficiais no Brasil, ambos pela conferência Oeste. No sábado (27), o Los Angeles Lakers, de LeBron James, enfrenta novamente o San Antonio Spurs, com a chance de vingar a derrota sofrida no último dia 22, por 143x142. No domingo (28), a atração é Dallas Mavericks x Utah Jazz, no Sportv2.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter