Fórmula 1

Hamilton supera Verstappen, vence GP da Espanha e iguala recorde de Senna

Lewis Hamilton, da Mercedes, ganhou o GP da EspanhaLewis Hamilton, da Mercedes, ganhou o GP da Espanha - Foto: Lluis Gene / AFP

O heptacampeão Lewis Hamilton, 36, venceu neste domingo (9) o GP da Espanha, quarta etapa da temporada 2021 do Mundial de F1. Foi o quinto ano consecutivo de vitória na corrida da Catalunha, que faz com que o piloto inglês repita um feito do brasileiro Ayrton Senna, vencedor em Mônaco cinco vezes seguidas (de 1989 a 1993).

Hamilton também acumula seis poles na pista espanhola (2014, 2016, 2017, 2018, 2020 e 2021). Neste sábado (8), ele foi o mais rápido no circuito espanhol, onde registrou a centésima pole position de sua carreira.

O piloto da Mercedes é também o que mais vezes largou na principal fila do grid, que soma a primeira e a segunda posição. Foram 162 vezes.
Na Espanha, Hamilton largou em primeiro e logo perdeu a liderança para o holandês Max Verstappen, que a manteve até a 25ª volta, quando entrou nos boxes para manutenção do carro. A parada, de 4.2 segundos, colocou o holandês em desvantagem até a 29ª volta, quando retomou a liderança.

 

Verstappen fazia uma boa corrida, mas a estratégia de parada e pneus da Mercedes funcionou melhor do que a da Red Bull, e Hamilton conseguiu diminuir a vantagem do holandês até ultrapassá-lo na volta de número 60. O britânico tirou cerca de 23s em 17 voltas.

Companheiro de equipe do heptacampeão, Valtteri Bottas completou o pódio ao terminar em terceiro.

Com a vitória, a terceira na temporada em quatro corridas disputadas, o piloto da Mercedes lidera o Mundial com 95 pontos. Verstappen está
em segundo, com 80, e Bottas é o terceiro, com 47.

O trajeto espanhol de 4.675 km e 66 voltas fica na cidade catalã de Montmeló, a 30 km de Barcelona e é considerado um bom termômetro de forças das equipes: conta com uma reta longa, curvas de diferentes velocidades e um trecho final tortuoso.

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Newsletter