Futebol

Hélio defende continuidade dos campeonatos mesmo com aumento de casos da Covid-19

Treinador salientou que futebol consegue testar mais do que outras áreas, citando ainda o esporte como forma de entretenimento durante período de pandemia

Hélio dos Anjos durante o jogo com o CruzeiroHélio dos Anjos durante o jogo com o Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A discussão sobre a permanência ou a suspensão dos campeonatos de futebol em meio ao crescimento de infectados e mortos em decorrência da Covid-19 tem agitado o esporte nos últimos dias. Nesta sexta (5), foi a vez de o técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, comentar sobre o assunto. Mesmo ressaltando o cenário preocupante, o profissional defendeu a continuidade dos jogos, destacando que os atletas se encaixam em grupo mais seguro que os demais trabalhadores, por conta da série de testes.

“Não tenho como opinar totalmente sobre isso. Não tenho um conhecimento grande de dados, mas acho que o futebol, principalmente as equipes maiores, tem sempre testes. Temos uma segurança maior até do que as pessoas que estão no front. Acredito que muitos profissionais da área de saúde não são testados como são as pessoas ligadas ao futebol. 
O maior problema é que, fora do ambiente de trabalho, não temos como controlar”, afirmou,

De acordo com Hélio, o esporte também tem função de manter a população mais distante de pontos de aglomeração, sendo um lazer caseiro em meio à pandemia. “Mesmo totalmente exposto, o futebol é uma forma de ter as pessoas dentro de casa. Queira o não queira, é um entretenimento. Estamos em uma situação complicada na área de saúde e todos temos uma responsabilidade grande. Aquilo que for definido, temos de aceitar. Mas sei que pesa muito ter de parar o futebol porque muitos dependem dele, não somente a gente”, completou.

A única ponderação feita pelo técnico é a da necessidade de aumentar o número de testes em âmbito estadual. “Gostaria que a federação testasse mais, com controle maior, de jogo a jogo. Acredito que, com isso, poderemos ter uma melhor condição para manter os campeonatos”, argumentou. 

 

Veja também

Após 16ª vitória, Robson Conceição vira top-15 mundial dos superpenas
Boxe

Após 16ª vitória, Robson Conceição vira top-15 mundial dos superpenas

Brasil conta com Neymar para as Olimpíadas em Tóquio
Futebol

Brasil conta com Neymar para as Olimpíadas em Tóquio