Esportes

Hollywood exibe impressões de mãos e pés de Kobe Bryant

O atleta deixou suas mãos e pés registrados em cimento para o Teatro Chinês

Homenagem a Kobe Bryant Homenagem a Kobe Bryant  - Foto: Frederic J. BROWN / AFP

Kobe Bryant pode até ter recebido um Oscar em 2018, mas o ex-jogador do Lakers nunca ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em vez disso, o atleta deixou suas mãos e pés registrados em cimento para o Teatro Chinês, que resolveu exibir o resultado pela primeira vez, na noite de segunda-feira (27).

Bryant, que morreu no domingo aos 41 anos num acidente de helicóptero, foi o primeiro atleta a receber a homenagem do teatro, numa cerimônia em 2011. No entanto, a placa de cimento nunca ficou exibida publicamente como acontece com as mãos e pés de dezenas de outras celebridades, no piso da entrada do teatro em Hollywood, uma das principais atrações turística da cidade. A ideia original era criar "uma nova categoria de cultura pop no futuro", explicou a assessoria do Teatro Chinês, inaugurado em 1927.

Leia também:
Filosofia transformou Kobe Bryant em lenda
Bicampeão olímpico, Kobe abraçou os Jogos também fora da quadra
Opinião: Kobe Bryant deixará legado além do basquete

Na cerimônia de 2011, Bryant comentou que estava "extremamente honrado, apesar de nunca ter sonhado com a possibilidade". "É algo que a gente vê nos cinemas o tempo todo. Nunca pensei que um dia seriam meus pés e mãos aqui ao lado dessa gente. É muito 'cool'."

Na noite de segunda-feira, um segurança cuidava da placa de cimento de Bryant e não deixava ninguém tocar, ou pisar para testar o tamanho dos pés (dizem que Bryant calçava entre 47 e 48). Afinal, é o que fazem muitos dos turistas que passam por aqui diariamente: além de tirar fotos, comparam suas mãos e pés com as das estrelas de cinema. Clint Eastwood, Eddie Murphy, Joan Crawford, Fred Astaire e Sandra Bullock são alguns dos homenageados.

"As contribuições de Kobe Bryant para sua comunidade são sem precedentes e inesquecíveis. Nós compartilhamos o luto coletivo dos angelenos nesta triste data", informou o teatro.

O hotel Hollywood Roosevelt, em frente ao Teatro Chinês e sede da primeira cerimônia do Oscar, em 1929, prestou homenagem ao jogador de basquete mudando as luzes do seu letreiro para amarelo e roxo, cores do Lakers. No telão da sua fachada, estava uma foto de Bryant, virada para a rua Hollywood Boulevard.

O atleta recebeu um Oscar em 2018 pelo curta-metragem de animação "Dear Basketball". O filme de cinco minutos é baseado num poema que ele mesmo escreveu em 2015 ao anunciar sua aposentadoria das quadras. A produtora de Bryant, Granity Studios, divulgou o curta online, que pode ser visto aqui.

Na segunda-feira, boa parte dos indicados ao Oscar deste ano se reuniu para uma foto coletiva, e o encontro começou com um minuto de silêncio em homenagem a Bryant e às oito pessoas que estavam com ele a bordo do helicóptero e também morreram, incluindo sua filha Gianna, de 13 anos.

Os jogos do Lakers costumam ser repletos de celebridades na primeira fileira, e uma das figuras sempre presentes é o ator Jack Nicholson. "Quando achamos que tudo é sólido, tem um grande buraco na parede. É um evento terrível", ele disse à CBS Los Angeles. O ator lembrou da primeira vez que conheceu Bryant, numa partida na Madison Square Garden, em Nova York.

"Eu brinquei com ele... ofereci uma bola de basquete e perguntei se ele queria que eu autografasse", contou. "Kobe me olhou como se eu fosse um louco."

Veja também

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade
Jogos olímpicos

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Newsletter