Eurocopa Feminina

Inglaterra goleia Suécia e vai à final da Eurocopa feminina

É a terceira vez em sua história que a Inglaterra chega à final do torneio; Perdeu nas duas anteriores (1984 e 2009) e agora busca o título inédito dentro de casa

Inglesas comemorando a vaga para a final da Eurocopa FemininaInglesas comemorando a vaga para a final da Eurocopa Feminina - Foto: Reprodução/ Seleção Feminina da Inglaterra

A anfitriã Inglaterra mostrou seu poder ofensivo com uma convincente vitória nesta terça-feira (26), em Sheffield, por 4 a 0 sobre a vice-campeã olímpica Suécia e com esse resultado garantiu sua vaga na final da Eurocopa feminina. 

Na final, que será disputada no próximo domingo (31), em Wembley, as inglesas enfrentarão Alemanha ou França, que duelam nesta quarta na segunda semifinal, em Milton Keynes. 

As inglesas abriram o placar com um chute cruzado de Beth Mead aos 34 minutos e no início do segundo tempo aumentaram a vantagem com uma cabeçada de Lucy Bronze (48) em uma cobrança de escanteio. 

Aos 68 minutos, a Inglaterra fez o terceiro por meio de Alessia Russo, que de costas para o gol finalizou de calcanhar, colocando a bola entre as pernas da goleira sueca Hedvig Lindahl. 

Russo é uma reserva de luxo da seleção inglesa, com quatro gols marcados no torneio, em que ainda não foi titular.

O quarto gol inglês saiu aos 76 minutos em um lance em que Fran Kirby encobriu Lindahl, que tocou a bola, mas não evitou que ela acabasse em sua rede.

Na artilharia do torneio, Mead se consolidou na liderança, agora com seis gols. Ela também iguala o número de gols marcados na mesma edição do torneio, a da alemã Inka Grings em 2009, e tentará superá-la na final. 

O torneio está sendo perfeito para a Inglaterra, que venceu todos os cinco jogos até agora. No seu grupo venceu sucessivamente a Áustria (1-0), Noruega (8-0) e Irlanda do Norte (5-0), antes de eliminar a Espanha nas quartas de final (2-1) e desta vitória nas semifinais. 

Com 20 gols até agora na Eurocopa, a Inglaterra tem uma média impressionante de quatro por jogo. 

É a terceira vez em sua história que a Inglaterra chega à final do torneio. Perdeu nas duas anteriores (1984 e 2009), e agora luta para erguer o troféu pela primeira vez. 

A Suécia, vice-campeã olímpica no ano passado e número dois no ranking da Fifa, foi a aeleção campeã da primeira Eurocopa feminina, em 1984, e foi vice-campeã da competição mais três vezes, embora não tenha se classificado para a final desde 2001.

Veja também

Prime Tennis Academy e Recife Tênis Clube realizam terceira etapa do Campeonato Pernambucano 2024
Tênis

Prime Tennis Academy e Recife Tênis Clube realizam terceira etapa do Campeonato Pernambucano 2024

Skatista Cego: conheça a trajetória de Fernando Araújo
Superação

Skatista Cego: conheça a trajetória de Fernando Araújo

Newsletter