Esportes

Intoxicação de piloto pode explicar queda de avião de Sala

O relatório, publicado pela agência que investiga as causas do acidente, mostra 58% de concentração carboxihemoglobina (substância que contém CO)

[300] Emiliano[300] Emiliano - Foto: Divulgação

Quase sete meses após a queda do avião que matou o jogador Emiliano Sala, a AAIB (Agência de Investigação de Incidentes Aréreos) revelou nesta quarta-feira (14) resultados de exames toxicológicos realizados com o sangue do atleta e indicou a possibilidade de "intoxicação" por monóxido de carbono (CO). O relatório, publicado pela agência que investiga as causas do acidente, mostra 58% de concentração carboxihemoglobina (substância que contém CO), quantidade descrita como "potencialmente fatal". 

"Neste tipo de aeronave [um Piper PA-46 Malibu, avião de pequeno porte], o cockpit não é separado da cabine e é consideravelmente possível que o piloto também tenha sido afetado pela forte exposição" diz a publicação. A exposição a este nível de carboxihemoglobina pode causar, segundo os investigadores, "inconsciência e ataque cardíaco", além de visão borrada, dificuldades para respirar, perda de memória e problemas motores.

O gás monóxido de carbono é incolor, sem odor e produzido pela queima incompleta de materias que contenham carbono. A carboxihemoglobina é um produto do monóxido com a hemoglobina, proteína contida na hemoglobina. O acidente aconteceu no dia 21 de janeiro, quando Emiliano Sala voava da França, país do seu então clube, o Nantes, ao País de Gales. Ele tinha sido contratado pelo Cardiff.

A morte do jogador de 28 anos gerou comoção no mundo do futebol. Homenagens aconteceram nos dois países e um financiamento coletivo arrecadou mais de R$ 1 milhão para ajudar com os custos da investigação.

Leia também:
Piloto é suspeito da morte do jogador Emiliano Sala
Pai de Emiliano Sala morre três meses após o filho

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter