Islândia enfrenta Croácia sonhando com feito histórico

Além de jogar pela vitória, a Islândia tem de torcer contra a Nigéria, que é seu principal concorrente na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa

Islândia sonha em proeza na Copa do MundoIslândia sonha em proeza na Copa do Mundo - Foto: Mark Ralston/AFP

Em sua estreia em Copa do Mundo, a Islândia chega à terceira rodada da primeira fase sonhando com a classificação para as oitavas de final. Para isso, a seleção nórdica precisa vencer a Croácia nesta terça-feira (26), às 15h (de Brasília), na arena Rostov.

Além de jogar pela vitória, a Islândia tem de torcer contra a Nigéria, que é seu principal concorrente. Com um ponto, a seleção europeia não pode ver os africanos, que somam três, vencerem a Argentina. Além disso, o eventual triunfo sobre a Croácia tem de ser no mínimo por dois gols de diferença.

A situação não é nada fácil para a Islândia, que marcou apenas um gol nas duas partidas disputadas. Mas levando em consideração o retrospecto recente, nada é impossível. Na Eurocopa de 2016, a seleção ficou entre as oito melhores, deixando para trás simplesmente a Inglaterra em um duelo memorável pelas oitavas de final.

Leia também:
"Difícil jogar com esse calor", diz técnico da Islândia
Nigéria vence Islândia e mantém Argentina viva na Copa
Estreia da Islândia marca 99,6% da audiência da TV no país
Fifa pune Argentina e Croácia por briga entre torcedores
Croácia vence Argentina e garante vaga nas oitavas de final

Caso a Argentina vença a Nigéria, a situação pode ficar facilitada para a Islândia. Isso acontece porque a seleção europeia tem um gol de saldo a mais que os sul-americanos.

Para esse jogo, o técnico da Islândia, Heimir Hallgrimsson, quer usar o fato de ser um "azarão!" para buscar a classificação. "Para países como Argentina, Portugal e Alemanha, seria um choque não se classificar. Mas se a gente conseguir, seria o maior feito da história do futebol da Islândia", comentou.

A boa notícia é que a Croácia usará vários jogadores reservas. Como já está classificada e com bom saldo de gols até o momento (5), a Croácia dificilmente perderá a liderança do Grupo D. E se mantiver essa posição, provavelmente fugirá de um confronto com a França no primeiro "mata-mata".

Considerando que a classificação em primeiro lugar está bem encaminhada, o técnico Zlatko Dalic não colocará em campo jogadores como Rakitic, Mandzukic, Brozovic e Rebic, todos pendurados com um cartão amarelo. Modric, autor de dois gols nos primeiros dois jogos, também não tem escalação confirmada.

FICHA TÉCNICA:

ISLÂNDIA
Halldorsson; Saevarsson, Arnason, Sigurdson, Magnusson; Gunnarsson, Hallfredsson, Gudmundsson, Sigurdsson, Bjarnason; Finnbogason. T.: Heimir Hallgrímsson

CROÁCIA
Kalinic; Jedvaj, Corluka, Vida, Pivaric; Badelj, Kovacic, Bradaric; Pjaca, Kramaric, Perisic. T.: Zlatko Dalic

Local: Arena Rostov
Horário: 15h.
Árbitro: Antonio Mateu (ESP).
Assistentes: Pau Cebrian Devis (ESP) e Roberto Diaz Perez (ESP).
Transmissão TV: Globo, Sportv e Fox Sports.

Veja também

Dinamarquês Eriksen está consciente após cair desacordado em jogo da Eurocopa
Esportes

Dinamarquês Eriksen está consciente após cair desacordado em jogo da Eurocopa

Jogo entre Dinamarca e Finlândia é interrompido após o meia Christian Eriksen desmaiar em campo
Esportes

Jogo entre Dinamarca e Finlândia é interrompido após o meia Christian Eriksen desmaiar em campo