Sport

Jair completa um mês de Sport com time organizado e boas atuações

Treinador comandou o Leão em sete jogos até aqui, e tem um aproveitamento de 61,9% dos pontos disputados

Jair Ventura, técnico do SportJair Ventura, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Talvez, nem nos melhores sonhos, o torcedor do Sport imaginou que o início de trabalho do técnico Jair Ventura seria tão bom. Completando um mês de clube nesta sexta-feira (25), o treinador já comandou a equipe em sete jogos neste Campeonato Brasileiro. Até aqui, foram quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Um aproveitamento de 61,9% com os 13 pontos conquistados de 21 possíveis. Um começo acima das expectativas, que levou o time da zona de rebaixamento ao 7º lugar da competição - apesar de estar com um jogo a mais, por já ter entrado em campo na rodada que se conclui neste final de semana.

Mesmo com os bons resultados e atuações mais convincentes, o treinador ressaltou que ainda há muito trabalho a ser implementado no grupo rubro-negro. "Eu assinei no último dia 25 (agosto). É difícil implementar muita coisa em pouco tempo. Vejo uma evolução, mas está muito cedo ainda, eu falo para os atletas. A gente vai mudar de jogador, de sistema, mas a ideia tem que estar implementada. Vejo isso dentro da equipe, um time que me abraçou, compraram a ideia. Se eles não compram a ideia, acaba dificultando a vida do treinador", relatou Ventura. 

Quando chegou ao clube, Jair Ventura encontrou o Sport com apenas quatro pontos conquistados em cinco rodadas. Um aproveitamento de apenas 26,6% com Daniel Paulista na Série A. Além disso, a equipe sofria para fazer gols. Nas cinco primeiras partidas, o Leão só marcou diante do Ceará e Atlético/GO, passando em branco ante Vasco, Santos e São Paulo. Agora na parte superior da tabela e com um padrão de jogo definido, o treinador lembrou que apesar dos números de seu antecessor serem abaixo, um legado foi deixado. "Estamos bem, mas é lógico que não pegamos terra arrasada. Antes, havia um trabalho do Daniel, e o treinador sempre deixa um legado. Daniel deixou o dele", falou. 

Com Ventura, o Sport também parou de tomar gols. Nos últimos dois jogos, contra Fluminense e Corinthians, respectivamente, o Leão saiu de campo sem ser vazado no Brasileirão. Mais compacto em campo, o treinador acredita que o bom desempenho da zaga passa pela entrega de toda a equipe. 

"Estamos em uma crescente, já são dois jogos sem tomar gols, estávamos sofrendo gols em todos os jogos. É uma crescente ofensiva e defensiva. O futebol é conectado, sempre vou falar da importância de atacar pensando em defender, e de se defender pensando em atacar. Aí entra as fases do jogo e temos que trabalhar isso com a mesma importância. Sempre falar isso como treinador", destacou o técnico.

O Sport só volta a entrar em campo no próximo final de semana. No domingo (4), o Leão visita o Bahia, em jogo válido pela 13ª rodada. Após dois dias de folga, os jogadores se reapresentam neste sábado para iniciar os trabalhos visando o confronto. 

Confira os jogos do Sport sob o comando de Jair Ventura:

6ª rodada - Coritiba 1x0 Sport (30/08)
7ª rodada - Grêmio 1x2 Sport (03/09)
8ª rodada - Sport 2x1 Goiás (06/09)
9ª rodada - Fortaleza 1x0 Sport (09/09)
10ª rodada - Palmeiras 2x2 Sport (13/09)
11ª rodada - Sport 1x0 Fluminense (20/09)
12ª rodada - Sport 1x0 Corinthians (23/09)

Veja também

Náutico contrata volante Antonio Bustamante
Futebol

Náutico contrata volante Antonio Bustamante

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida
Brasileiro sub-20

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida