Sport

Jair Ventura é o novo técnico do Sport

Treinador é aguardado no Recife nesta terça-feira (25) e chega para substituir Daniel Paulista

Jair Ventura deve ser anunciado como novo técnico do SportJair Ventura deve ser anunciado como novo técnico do Sport - Foto: Ivan Storti / Santos FC

Após demitir Daniel Paulista, na tarde desta segunda-feira (24), o Sport já tem novo técnico para a sequência do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Jair Ventura, que estava sem clube desde 2018 e passou por Botafogo, Corinthians e Santos. A informação, divulgada nas redes sociais do clube, já havia sido confirmada durante o dia, pelo diretor de futebol rubro-negro, Wanderson Lacerda, em contato com a reportagem da Folha de Pernambuco. Ventura desembarca na Ilha do Retiro com contrato até o final da Série A do Brasileiro. Nomes como Alexandre Gallo e Eduardo Barroca - o segundo com menos força - também teriam sido discutidos entre os membros da cúpula de futebol leonina antes de baterem o martelo.

De acordo com Lacerda, Ventura é "aguardado nesta terça-feira no Recife" para assinar com o Leão. A expectativa é que o novo treinador seja apresentado durante a tarde, no CT José de Andrade Médicis, em Paratibe.

Através das redes oficiais do clube pernambucano na internet, o novo treinador deixou um recado para os torcedores rubro-negros. "Fala, torcida do Leão! Aqui é o Jair Ventura falando, estou extremamente honrado com o convite. Estou chegando para que juntos possamos fazer um grande trabalho. Conto com o apoio de vocês, um grande abraço."

Em 2018, na gestão Arnaldo Barros, Jair Ventura já havia sido procurado para treinar o Sport. Na ocasião, o técnico chegaria para substituir Claudinei Oliveira, mas recusou a proposta do clube pernambucano. Neste ano, após a demissão de Guto Ferreira, o atual presidente, Milton Bivar, afirmou ter procurado o treinador de 41 anos, mas também não conseguiu convencer o técnico a trabalhar no Recife.

O último clube comandado por Jair Ventura foi o Corinthians. Pelo time paulista, em 2018, foram 19 jogos e apenas quatro vitórias. Antes, no mesmo ano, treinou o Santos. Pelo Alvinegro da Baixada Santista, foram 39 partidas e um aproveitamento de 44,4%, em 14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, até ser demitido em julho. O trabalho de maior destaque de sua carreira foi com o Botafogo, entre 2016 e 2017. Além de levar o clube carioca à Libertadores na primeira temporada, Ventura chegou às quartas de final da competição continental no ano seguinte, vendendo caro a derrota para o Grêmio, que se tornara campeão do torneio.

Jair Ventura será o terceiro treinador do Sport em 2020. Depois de subir com o Leão para a Série A do Brasileirão, Guto Ferreira teve um início de temporada ruim e foi mandado embora, em fevereiro, depois de oito jogos e apenas duas vitórias. Com Daniel Paulista dando continuidade ao trabalho do antecessor, o Rubro-negro foi eliminado do Pernambucano, disputando o quadrangular do rebaixamento da competição, e também ficou fora da Copa do Nordeste, ao ser eliminado das quartas de final, nos pênaltis, para o Fortaleza. No Brasileiro, Paulista foi demitido depois de duas derrotas seguidas em casa, somando quatro encontros seguidos sem vitórias.

Veja também

Marcado por viradas no Brasileirão, Lúcio Flávio é eliminado no Goiano com nova reviravolta
futebol

Marcado por viradas no Brasileirão, Lúcio Flávio é eliminado no Goiano com nova reviravolta

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport
Futebol

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport

Newsletter