Esportes

JEPs movimentam o fim de semana no Recife

A fase final das modalidades individuais definiram quem serão os cerca de 300 atletas que vão representar Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude

Remodelado Santos Dumont recebeu a maior parte das disputasRemodelado Santos Dumont recebeu a maior parte das disputas - Foto: Rodrigo Baltar/Divulgação

Alunos-atletas de todo o Estado estiveram no Recife neste final de semana para a disputa da fase estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) em nove modalidades diferentes. No total, cerca de 1.200 atletas de mais de 500 escolas participaram dessa fase, que se encerrará oficialmente na próxima quarta-feira com a competição da ginástica. Todos os campeões levam, além das medalhas de ouro, a oportunidade de representar Pernambuco na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude junto com as 11 equipes das modalidades coletivas já classificadas, num total de 283 representantes. Com isso, Pernambuco tem uma das maiores delegações de todo o Brasil para os Jogos da Juventude.

O Parque Santos Dumont, graças a sua estrutura renovada, recebeu a maior parte das disputas. Nele, os atletas de judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e atletismo deram o seu melhor durante os dois dias de competição. A natação foi realizada no clube português, e contou com a presença especial de Joanna Maranhão, ex-atleta da modalidade que defendeu o Brasil em quatro olimpíadas. Já no Recife Antigo, moradores e turistas presenciaram as competições do ciclismo, enquanto o badminton foi realizado no colégio GGE de Boa Viagem.

Leia também:
JEPs 2018: definidos campeões no basquete e handebol
JEPs: times do Recife dominam disputas no futsal

“A edição 2018 dos JEPs tem sido de muita alegria para o nosso esporte. Ver o Santos Dumont cheio de jovens atletas pernambucanos de todo o estado é muito gratificante para todos que ajudaram a realizar essa edição. Tivemos um sucesso muito grande com as finais das modalidades coletivas em Serra Talhada e agora novamente vemos um alto nível técnico na fase final das modalidades individuais em todo o Recife. Esse alto nível comprova que Pernambuco chega para os Jogos Escolares da Juventude não só com uma das maiores delegações do país, mas também com uma das mais fortes”, analisou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Perez.

Contando também com as fases regionais, a 59ª edição dos JEPs teve a participação de cerca de mil escolas de todo o Estado e 60 mil alunos-atletas. Em 2018, os JEPs tiveram um aumento de 20% nas escolas inscritas nas modalidades coletivas e de 18% nas inscritas em modalidades individuais. Todos os campeões vão representar Pernambuco na disputa dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal (RN) entre 12 e 25 de novembro.

As modalidades individuais possuem um diferencial para os alunos-atletas que é a possibilidade de concorrer às vagas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2019. No total, o programa de intercâmbio cultural e esportivo enviou 25 alunos-atletas para o exterior em 2018 - 25% a mais do que no ano passado. O intercâmbio tem duração de dois meses e, na temporada 2018, dos 25 contemplados, 16 foram campeões dos JEPs.

A ginástica decidirá seus campeões, que também se garantem nos Jogos da Juventude, na próxima quarta-feira (24) no Clube das Águias. O futebol não é uma modalidade que tem competição no nacional, mas nos JEPs as disputas, que começaram em setembro, seguem até o dia 6 de novembro, no Parque Santos Dumont. Além disso, os jogos escolares contam com mais duas modalidades de apresentação, o beach soccer e o futevôlei, que serão disputadas em dezembro.

Programação JEPs 2018 - Modalidades individuais:

Ginástica: 24/10 – Manhã e Tarde - Clube das Águias.

Veja também

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual
Futebol

Construir vantagem é desafio do Náutico no Clássico dos Clássicos pela final do Estadual

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

Newsletter