Esportes

Jogo para o time mostrar que não está na "zona de conforto"

Sport recebe o Avaí e Luxemburgo mantém base goleada pelo Grêmio, dando nova chance aos jogadores

Vanderlei Luxemburgo, técnico do SportVanderlei Luxemburgo, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha

Deveria ser apenas mais um compromisso do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro. Há cinco rodadas, inclusive, era possível imaginar que o duelo agendado para as 16h deste domingo, na Ilha do Retiro, contra o Avaí, seria um daqueles onde haveria uma natural expectativa sobre uma vitória rubro-negra. Outros tempos, no entanto. De lá pra cá, o Leão despencou na tabela e acumulou apenas empates e derrotas. A última, com o carimbo de goleada por 5x0, para o Grêmio, evidenciou uma crise na Praça da Bandeira. Assim, a partida contra os catarinenses ganhou uma conotação decisiva. Será ela que determinará quem será o Leão, a partir de agora, na competição nacional.

O Sport entrará em campo na 11ª posição do campeonato, com 29 pontos ganhos, em 22 jogos. Ao todo, a campanha da equipe conta com oito vitórias, cinco empates e nove derrotas. O aproveitamento leonino é de 43,9%. Como mandante, a equipe conquistou 19 pontos, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Já o Avaí ocupa, atualmente, uma entre as quatro últimas colocações da competição. Na zona de rebaixamento, os catarinenses estão em 18º, com 25 pontos e um aproveitamento de 37,9%. Na condição de visitante, foram três vitórias, um empate, e sete derrotas, com 10 pontos acumulados.

Após a derrota para o Grêmio, Luxemburgo prometeu mudanças na equipe titular do Leão. Na oportunidade, deixou clara a sua insatisfação. E durante a semana, vivia-se a expectativa sobre quais alterações seriam promovidas pelo treinador. Elas, no entanto, parece que não vão acontecer. Pelo menos foi o que garantiu o treinador, pouco antes do treino fechado à Imprensa, na última sexta-feira. Segundo o comandante, haverá um voto de confiança aos jogadores. No time titular, apenas uma mudança confirmada. De fora da rodada passada por causa de uma negociação com Spartak Moscou/RUS, Everton Felipe retorna. Quem será sacado, no entanto, não foi confirmado.

"Quando eu cobrei o elenco de forma publica, vocês da imprensa e o torcedor viram que a equipe vinha sem um comprometimento com os resultados. O time vai ser muito pouco mexido. Quem retorna é Everton (Felipe). Não foi escalado porque estava sendo negociado para a Rússia", declarou Luxemburgo. Sendo assim, é possível que um dos três volantes escalados contra o Grêmio, no fim de semana passado, dê vaga ao meia rubro-negro. Vale lembrar que o Leão entrou em campo com Anselmo, Wesley e Rithely, na cabeça de área.

A estratégia de Luxemburgo é simples e, inclusive, foi expressada pelo treinador, ao não promover as mudanças prometidas após a derrota para o Grêmio. "Quem vai dar essa resposta é o grupo, mantendo praticamente a mesma equipe que jogou o jogo passado para que (os jogadores) tenham oportunidade de mostrar que têm mais coisas para dar", afirmou, pouco antes de também esclarecer como está o ambiente interno no clube. Não existe clima ruim, segundo o treinador. "Não existe caça às bruxas, até porque o time vai ser mantido. Não existe trairagem porque não tem traíra no meu grupo. Não existe mal caráter, não existe paneleiro. Existe que o Sport oferece uma situação tão confortável que de repente jogador fica na zona de conforto", finalizou.

FICHA DE JOGO

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henríquez e Mena (Sander); Anselmo (Patrick), Rithely e Diego Souza; Everton Felipe, Osvaldo e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Avaí
Douglas, Leandro Silva, Betão, Airton e Capa; Judson, Simião e Pedro Castro; Juan, Júnior Dutra e Joel. Técnico: Claudinei Oliveira.

Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Horário: às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes/Fifa (RJ)
Assistentes: Rodrigo F Henrique Correa/Fifa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Ambos do RJ)
Transmissão: Premiere FC  

 

Veja também

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

Newsletter