futebol internacional

Kevin De Bruyne é eleito o melhor jogador da Premier League

O clube de Manchester conseguiu uma dobradinha com a vitória da atacante inglesa Lauren Hemp na categoria feminina

De Bruyne, do Manchester CityDe Bruyne, do Manchester City - Foto: OLI SCARFF/AFP

O meia belga do Manchester City, Kevin De Bruyne, foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/2020 do campeonato inglês na votação realizada pela Professional Footballers Association (PFA), o sindicato dos jogadores, divulgada nesta terça-feira. 

De Bruyne é o primeiro jogador do City a ganhar o troféu, e o clube de Manchester conseguiu uma dobradinha com a vitória da atacante inglesa Lauren Hemp na categoria feminina. 

Como ironia do destino, esse foi o ano em que os 'Citizens' terminaram 18 pontos atrás do campeão Liverpool. Nas duas temporadas anteriores, a equipe comandada por Pep Guardiola havia conquistado a Premier, mas o prêmio individual foi para dois jogadores dos 'Reds', Mohamed Salah em 2018 e Virgil van Dijk em 2019.

De Bruyne fez uma excelente temporada, igualando o recorde de Thierry Henry de 20 passes decisivos na temporada 2002/2003. Ele também marcou 13 gols, o que o tornou o meia mais prolífico em uma temporada desde Frank Lampard, 10 anos atrás. 

"É uma grande honra ser escolhido pelos colegas, a concorrência de outras equipes que você enfrenta em campo. Ser eleito o melhor jogador é incrível", disse o craque em um comunicado de seu clube. 

Depois de uma temporada 2018/2019 marcada por lesões, De Bruyne atingiu seu melhor nível. Ele elogiou seu treinador Guardiola.

"Quando ele dá ordens sobre o que a equipe tem que fazer, ele sabe que vou ouvi-lo. Mas por outro lado, ele me dá muita liberdade, não sei bem por quê, mas é assim que funciona entre nós", disse ele. 

O time eleito foi dominado pelo Liverpool, com cinco jogadores: Jordan Henderson, Trent Alexander-Arnold, Andy Robertson, Virgil Van Dijk e Sadio Mane. Foi completado pelo goleiro do Burnley, Nick Pope, pelo zagueiro Caglar Söyüncü do Leicester, pelo meia do City David Silva, pelo artilheiro Jamie Vardy (do Leicester) e pelo segundo colocado Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal). 

O atacante do Manchester United, Marcus Rashford, muito comprometido com a luta contra a desnutrição infantil nos últimos meses, recebeu um prêmio honorário.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter