futebol espanhol

LaLiga volta em meio à pandemia e sem a estreia de Barça e Real Madrid

Nova edição de LaLiga começa com o duelo entre Eibar e Celta em um estádio basco em Ipurúa sem torcedores nas arquibancadas

Lionel Messi, atacante do BarcelonaLionel Messi, atacante do Barcelona - Foto: Reprodução/Twitter

A temporada 2020-2021 do campeonato espanhol começa neste sábado (12) sem Barcelona e Real Madrid e sob a sombra da pandemia, que obrigará os jogos a serem realizados com portões fechados. 

Enquanto se aguarda a estreia dos dois gigantes, a nova edição de LaLiga começa com o duelo entre Eibar e Celta em um estádio basco em Ipurúa sem torcedores nas arquibancadas. 

"As circunstâncias não estão dadas para permitir (a entrada do público)", disse recentemente o ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista à rede Ser.

A Espanha é um dos países mais afetados pelo surto de Covid-19 com 51.419 diagnosticados nos últimos sete dias, atingindo 554.143 casos e quase 30.000 mortes desde o início da pandemia, segundo dados de quarta-feira.

LaLiga também sofre
A LaLiga não foi exceção em relação ao resto do país com o aparecimento de casos positivos de coronavírus em praticamente todas os times, após os testes aplicados em agosto depois das férias dos jogadores. 

Entre eles, o zagueiro-central francês do Barcelona, Samuel Umtiti, e a nova contratação, o bósnio Miralem Pjanic. Na Real Sociedad, há os casos do espanhol David Silva, recém-chegado do City que ainda não fez sua estreia com os bascos, e seu companheiro de equipe, o brasileiro Willian José. 

É difícil para ambos estar no domingo na partida contra o Real Valladolid ajudando um Real que sofreu outros quatro casos de coronavírus.

Para minimizar o impacto da pandemia no campeonato, a LaLiga, que mantém frequentes testes de PCR, revisou seu protocolo de saúde. 

Assim, cada equipe deverá contar com no mínimo cinco jogadores do time principal e não mais que um jogo poderá ser adiado. 

Também serão permitidas mudanças na comissão técnica, e além disso as equipes deverão ter um estádio alternativo fora de sua comunidade, caso seu estádio seja fechado por causa do coronavírus.

Tudo isso para evitar um novo caso Fuenlabrada, equipe da 2ª divisão que viajou para La Coruña com vários positivos para a última rodada no final de julho. 

O caso abriu uma polêmica entre LaLiga, Federação (RFEF) e Conselho Superior de Esportes (CSD), cuja presidente, Irene Lozano, não descarta que o presidente da LaLiga, Javier Tebas, possa ser afastado devido a essa questão.

Um Barça em reconstrução
A LaLiga, depois da estranha temporada passada, volta sem muita força com a ausência do público e aguardando a entrada dos grandes candidatos à taça, Barcelona e Real Madrid, que defende o título conquistado na temporada passada. 

A equipe comandada por Zinedine Zidane, sem nenhum reforço faltando menos de um mês para o fechamento do mercado, iniciará o campeonato no dia 20 de setembro contra a Real Sociedad, enquanto o Barça começa sua jornada uma semana depois, contra o Villarreal, depois de ter disputado o 'Final 8' da Liga dos Campeões.

A equipa do Barça vive uma fase de reconstrução sob as ordens do técnico holandês Ronald Koeman, abalado pela recente ameaça de saída do seu capitão e ídolo Lionel Messi após a desastrosa temporada passada, que a equipa do Barça acabou em branco, algo que não acontecia desde 2008.

Depois de manifestar seu desejo de sair, Messi recuou para evitar uma disputa judicial com seu clube e agora está treinando normalmente. 

"Vou continuar no Barça e minha atitude não vai mudar porque eu queria sair", disse ele em entrevista ao Goal.com, para alívio dos torcedores catalães. 

O astro argentino continuará, apesar do ocorrido, sendo a referência em uma equipe reforçada com a chegada de Pjanic e enquanto aguarda o desabrochar do jovem Ansu Fati. Mas o Barcelona pode perder o fiel escudeiro de Messi, o atacante uruguaio Luis Suárez.

Sábado:

(11h00) Eibar - Celta Vigo

(13h30) Granada - Athletic Bilbao

(16h00) Cádiz - Osasuna

Domingo:

(09h00) Alavés - Betis

(11h00) Valladolid - Real Sociedad

(13h30) Villarreal - SD Huesca

(16h00) Valencia - Levante

Terça-feira:

(18h00) Atlético de Madrid - Sevilla

Times campeões da Liga espanhola:

34 títulos: Real Madrid

26 títulos: Barcelona

10 títulos: Atlético de Madrid

8 títulos: Athletic de Bilbao

6 títulos: Valencia

2 títulos: Real Sociedad

1 título: Deportivo La Coruña, Sevilla, Betis

Os últimos dez campeões:

2019-2020: Real Madrid

2018-2019: Barcelona

2017-2018: Barcelona

2016-2017: Real Madrid

2015-2016: Barcelona

2014-2015: Barcelona

2013-2014: Atlético de Madrid

2012-2013: Barcelona

2011-2012: Real Madrid

2010-2011: Barcelona

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter