Luto

Leandro Lo, um dos maiores nomes do jiu-jitsu mundial, morre baleado na cabeça em São Paulo

Brasileiro foi oito vezes campeão mundial e conquistou cinco vezes a Copa do Mundo da modalidade

Leandro LoLeandro Lo - Foto: Beatriz Lina/Reprodução Instagram

O mundo das lutas amanheceu de luto. Um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu mundial, o brasileiro Leandro Lo teve morte cerebral. Na madrugada deste domingo (7), o atleta se envolveu numa briga com um policial em uma festa em São Paulo e foi atingido com um tiro na cabeça.

Segundo o Boletim de Ocorrência, ao qual o GLOBO teve acesso, a briga ocorreu por volta das duas da manhã durante um show de pagode da banda Pixote, no Esporte Clube Sírio, em Indianópolis, região Sul de São Paulo. Uma fonte ligada à família contou que o autor do disparo se aproximou do grupo de amigos de Leandro e, em tom de provocação, chacoalhou uma garrafa de whisky que estava sobre a mesa. Para se proteger, o lutador deu uma rasteira no rapaz e o imobilizou. Assim que liberado, o homem andou poucos passos, deu meia-volta e atirou.

Testemunhas do homicídio informaram à polícia, conforme o Boletim de Ocorrência, que o autor dos disparos é o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. O clube tem o controle da entrada dos frequentadores armados e as testemunhas identificaram o homem por fotografia.

De acordo com a fonte ligada à família, Velozo está foragido. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 16º DP (Vila Clementino), que apura os fatos por meio de inquérito policial.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informa que a autoridade policial representou pela prisão preventiva do autor junto à Justiça. A Polícia Militar diz lamentar o ocorrido. A instituição instaurou uma apuração administrativa e colabora com as buscas para localizar o autor.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o campeão mundial de jiu-jitsu foi encaminhado com vida ao Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, onde teve morte cerebral.

O currículo de Leandro sinaliza o tamanho da perda. O brasileiro de 33 anos foi oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu em cinco categorias diferentes. Ele conquistou cinco Copas do Mundo da modalidade e ainda ganhou oito Pan-americanos do esporte.

Em 2019, abriu mão de título por retribuição

Leandro era conhecido não só por sua técnica, mas também pela postura esportiva. No Mundial de 2018, ele se sagrou campeão absoluto depois que seu adversário na final, Marcus Buchecha, abriu mão do título porque Lo não tinha condições de lutar (ele lesionara o ombro na decisão do super pesado, disputada antes).

Na edição seguinte, em 2019, o destino colocou os dois novamente na luta decisiva. Mas, como forma de retribuição pelo gesto do ano anterior, Leandro abdicou de disputar a final para que o Buchecha ficasse com o título do absoluto.

Veja também

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana
Futebol

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana

Com pedido de casamento na Arena de Pernambuco, torcedor do Sport quer se casar na Ilha do Retiro
SORTE NO JOGO E NO AMOR

Com pedido de casamento na Arena de Pernambuco, torcedor do Sport quer se casar na Ilha do Retiro