Leão quer vencer três dos próximos 5 jogos

Meta do Sport é terminar turno inicial da Série A com 30 a 32 pontos, para se manter sonhando com a Libertadores

Luxemburgo destaca a importância dos próximos dois jogos para o Leão atingir objetivoLuxemburgo destaca a importância dos próximos dois jogos para o Leão atingir objetivo - Foto: Anderson stevens

Traçar metas é algo mais do que natural. E mais ainda quando a metade do Campeonato Brasileiro vai se aproximando. Com 14 rodadas disputadas, restando cinco para que a corrida na elite nacional chegue ao meio do caminho, os cálculos e as projeções tornam-se aliados dos boleiros e sua comissão técnica. Na Praça da Bandeira não é diferente.

Após uma sequência de cinco jogos sem perder, o Sport acabou derrotado na última segunda-feira, para o Botafogo. Mesmo assim, o treinador Vanderlei Luxemburgo não desanimou e projetou o time encerrando o Turno com 30 a 32 pontos, para assim tentar repetir o mesmo desempenho no Returno e fechar a Série A somando entre 60 a 64 pontos. Isso concederia grande chance de a equipe figurar entre os seis primeiros colocados, desta forma garantindo vaga para a pré-Libertadores ou até mesmo para a sonhada fase de grupos do torneio continental.

Atualmente, o Leão possui 21 pontos. Para alcançar o objetivo planejado, os rubro-negros precisam vencer três dos seus cinco jogos restantes, alcançando assim os 30 de pontuação. E para conseguir isso será fundamental ser um bom menino e fazer o dever de casa, já que o Sport jogará os dois próximos jogos como anfitrião.

O primeiro será amanhã, contra o lanterna Atlético/GO, na Ilha do Retiro. Já o segundo será na Arena de Pernambuco, no domingo, contra o Palmeiras. Caso consiga vencer esses confrontos, os leoninos terão a seguinte sequência para tentar completar a meta traçada por Luxemburgo: Bahia (fora), Fluminense (casa) e Corinthians (fora). “Estamos brigando na turma da frente, isso é o mais importante.

Do 10º para cima estão todos muitos próximos, com exceção do Corinthians. Preci­samos ir bem nesses próximos dois jogos em casa para nos colocarmos ainda mais firmes na briga”, comentou o treinador rubro-negro.

Tirando como exemplo os últimos dois anos de Série A, os que atingiram 60 pontos terminaram entre os seis primeiros colocados. No ano passado, o sexto colocado foi o Atlético/PR, que encerrou as 38 rodadas com 57 pontos, abaixo dos 60 planejados por Luxemburgo. Já em 2015, o próprio Sport encerrou a competição na sexta colocação, porém, com 59 pontos ganhos. Em 2014 a disputa nas cabeças foi um pouco mais acirrada, com o Fluminense fazendo 61 pontos para conseguir terminar entre os seis primeiros.

Time
Para encarar o Atlético/GO, o treinador leonino contará com o retorno do zagueiro Ronaldo Alves, que cumpriu suspensão contra o Botafogo. Magrão e Osvaldo, vetados por lesão, farão testes hoje para saber se terão condições de encarar os goianos.

Veja também

Decisivo mais uma vez, Thiago Neves diz ser 'iluminado' nos momentos importantes
Sport

Decisivo mais uma vez, Thiago Neves diz ser 'iluminado' nos momentos importantes

Cruzeiro e Felipão rescindem contrato após permanência na Série B
Futebol

Cruzeiro e Felipão rescindem contrato após permanência na Série B