Liga belga de futebol adia decisão sobre encerramento do campeonato

Conselho de administração da Pro League havia recomendado em 25 de março encerrar as competições

Aleksander Ceferin, presidente da UefaAleksander Ceferin, presidente da Uefa - Foto: AFP

A Assembleia Geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais de futebol da Bélgica, adiou em nove dias a decisão sobre um provável encerramento antecipado da temporada no país, anunciou a entidade nesta quinta-feira (9) em comunicado. O conselho de administração da Pro League havia recomendado em 25 de março encerrar os campeonatos da primeira e segunda divisões, uma opção considerada "prematura" e "injustificada" pela Uefa, que ameaçou deixar os clubes belgas de fora das competições europeias na próxima temporada.

"Depois da recomendação emitida pelo conselho de administração em 25 de março, e com o objetivo de comunicar ao conjunto de clubes sobre a crise de saúde e suas consequências, uma Assembleia Geral acontecerá em 24 de abril", explicou a Pro League. Inicialmente, a Assembleia estava prevista para 15 de abril.

Os motivos do adiamento em nove dias da Assembleia não foram informados, mas poderiam ser motivados por negociações em andamento entre a Federação Belga de Futebol (URBSFA) e a Uefa. A proposta do conselho de administração da Pro League deverá ser apresentada ao comitê executivo da Uefa.

Leia também:
Jogadores da Premier League lançam iniciativa na Covid-19
Southampton adia três meses de salários dos jogadores e técnicos


A URBSFA apresentará à entidade europeias suas "recomendações de encerrar o campeonato". Mehdi Bayat, presidente da URBSFA, afirmou no sábado (4) que uma "solução construtiva" estava sendo analisada com a Uefa. Em caso de encerramento da temporada, o atual líder do Campeonato Belga, o Brugge, será proclamado campeão nacional.

Veja também

Em duelo de invictos, líder Náutico enfrenta o Retrô na Arena de Pernambuco
Futebol

Em duelo de invictos, líder Náutico enfrenta o Retrô na Arena de Pernambuco

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB
Santa Cruz

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB