A-A+

Liga das Nações: Brasil abre 2ª semana contra a Holanda

Quinta colocada na classificação, seleção feminina entra em quadra às 14h30 desta terça (28), em Apeldoorn

Lance de Brasil x China, na estreia da Liga das Nações 2019Lance de Brasil x China, na estreia da Liga das Nações 2019 - Foto: Divulgação/FIVB

A seleção brasileira feminina de vôlei abre a segunda semana da Fase Classificatória da Liga das Nações 2019 na tarde desta terça-feira (28), em Apeldoorn, na Holanda, contra as donas da casa. A partida acontece às 14h30 (horário de Brasília) e será transmitida pelo canal à cabo SporTV 2. Nesta semana, a equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrentará ainda a Polônia, na quarta (29), e a Bulgária, na quinta (30).

A seleção, no momento, ocupa a quinta colocação da Fase Classificatória, com seis pontos, frutos da campanha realizada na primeira semana do torneio, em Brasília (DF). Jogando em casa, as brasileiras conquistaram duas vitórias por 3 sets a 0 (contra China e Rússia) e sofreram uma derrota por 3 sets a 1, diante da República Dominicana. A liderança tem, por enquanto, empate entre Turquia e Estados Unidos, ambos com nove pontos. Itália, com oito, e Polônia, com sete, completam o top 5.

Leia também:
Liga das Nações começa em maio. Veja programação
Liga das Nações: Brasília será a casa do Brasil até 2022

A Holanda, adversária desta terça, é somente a décima colocada, com duas vitórias e uma derrota até aqui. No entanto, a maioria das equipes não está competindo este início de Liga das Nações com seus elencos principais, visto que o calendário desta temporada está bem apertado e o principal foco da maioria está no Pré-Olímpico, que valerá vagas nos Jogos de Tóquio-2020. O último encontro entre brasileiras e holandesas com suas principais atletas aconteceu no Mundial de 2018, no Japão, quando a equipe verde-amarela levou a melhor por 3 sets a 2.

“A Holanda está se planejando para ter o seu melhor time no Pré-Olímpico. Elas têm uma escola que evoluiu muito nas últimas competições. A Dijkema (levantadora) tem uma boa distribuição e é sempre muito precisa. Vamos pensar bastante na nossa equipe. Teremos que melhorar o passe e principalmente a pressão do saque. A nossa relação entre o bloqueio e a defesa também precisa evoluir para ajudar a velocidade do contra-ataque”, analisou José Roberto Guimarães.

Formato
A Fase Classificatória da Liga das Nações conta com cinco semanas de jogos em diferentes cidades-sedes. A cada semana, as seleções compõem grupos diferentes, de forma que todas se enfrentem. Nesta semana, por exemplo, o Brasil faz parte do Grupo 8. Para a Fase Final, estarão asseguradas as cinco equipes de melhor campanha, além da China, país-sede dos jogos decisivos.

Veja também

Breno diz que vai cobrar elenco em 2022: “por amor ou terror, precisamos mudar”
Futebol

Breno diz que vai cobrar elenco em 2022: “por amor ou terror, precisamos mudar”

'Não escuto essas pessoas', diz Hamilton ao rebater consultor da Red Bull
Fórmula 1

'Não escuto essas pessoas', diz Hamilton ao rebater consultor da Red Bull