Esportes

Liga das Nações: Brasil abre 2ª semana contra a Holanda

Quinta colocada na classificação, seleção feminina entra em quadra às 14h30 desta terça (28), em Apeldoorn

Lance de Brasil x China, na estreia da Liga das Nações 2019Lance de Brasil x China, na estreia da Liga das Nações 2019 - Foto: Divulgação/FIVB

A seleção brasileira feminina de vôlei abre a segunda semana da Fase Classificatória da Liga das Nações 2019 na tarde desta terça-feira (28), em Apeldoorn, na Holanda, contra as donas da casa. A partida acontece às 14h30 (horário de Brasília) e será transmitida pelo canal à cabo SporTV 2. Nesta semana, a equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrentará ainda a Polônia, na quarta (29), e a Bulgária, na quinta (30).

A seleção, no momento, ocupa a quinta colocação da Fase Classificatória, com seis pontos, frutos da campanha realizada na primeira semana do torneio, em Brasília (DF). Jogando em casa, as brasileiras conquistaram duas vitórias por 3 sets a 0 (contra China e Rússia) e sofreram uma derrota por 3 sets a 1, diante da República Dominicana. A liderança tem, por enquanto, empate entre Turquia e Estados Unidos, ambos com nove pontos. Itália, com oito, e Polônia, com sete, completam o top 5.

Leia também:
Liga das Nações começa em maio. Veja programação
Liga das Nações: Brasília será a casa do Brasil até 2022

A Holanda, adversária desta terça, é somente a décima colocada, com duas vitórias e uma derrota até aqui. No entanto, a maioria das equipes não está competindo este início de Liga das Nações com seus elencos principais, visto que o calendário desta temporada está bem apertado e o principal foco da maioria está no Pré-Olímpico, que valerá vagas nos Jogos de Tóquio-2020. O último encontro entre brasileiras e holandesas com suas principais atletas aconteceu no Mundial de 2018, no Japão, quando a equipe verde-amarela levou a melhor por 3 sets a 2.

“A Holanda está se planejando para ter o seu melhor time no Pré-Olímpico. Elas têm uma escola que evoluiu muito nas últimas competições. A Dijkema (levantadora) tem uma boa distribuição e é sempre muito precisa. Vamos pensar bastante na nossa equipe. Teremos que melhorar o passe e principalmente a pressão do saque. A nossa relação entre o bloqueio e a defesa também precisa evoluir para ajudar a velocidade do contra-ataque”, analisou José Roberto Guimarães.

Formato
A Fase Classificatória da Liga das Nações conta com cinco semanas de jogos em diferentes cidades-sedes. A cada semana, as seleções compõem grupos diferentes, de forma que todas se enfrentem. Nesta semana, por exemplo, o Brasil faz parte do Grupo 8. Para a Fase Final, estarão asseguradas as cinco equipes de melhor campanha, além da China, país-sede dos jogos decisivos.

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter