Liga das Nações: Brasil bate o Japão e vence 4º jogo

Na manhã deste sábado (2), a seleção fez 3x0 nos japoneses e somou mais três pontos na Liga das Nações

Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina de vôleiRenan Dal Zotto, técnico da seleção masculina de vôlei - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Com uma formação totalmente diferente do time que venceu bem a Coreia do Sul por 3x0 na sexta-feira (2), a seleção brasileira enfrentou o Japão, na manhã deste sábado (2), na segunda partida da segunda semana de jogos da Liga das Nações, em Goiânia (GO). Após um primeiro set de muito equilíbrio, com direito a set point japonês, os comandados de Renan Dal Zotto deslancharam e venceram por 3x0, com parciais de 26/24, 25/19 e 25/20. Pode-se, assim, dizer que a equipe cumpriu o dever de casa ao vencer os dois adversários teoricamente mais fáceis desse grupo, principalmente jogando diante da torcida. 

Com o resultado, são quatro vitórias nesta Fase Classificatória da Liga das Nações e somente uma derrota, diante da Itália. A seleção soma, agora, 13 pontos e segue no grupo de classificados para a Fase Final, que terá somente os cinco times de melhor campanha e a França, país-sede da próxima fase. O Brasil volta a jogar neste domingo (3), às 12h40, contra os Estados Unidos. A partida é considerada a mais difícil para o time nesta semana, visto que os norte-americanos têm um time alto, que joga com bolas rápidas, principalmente no meio e no fundo meio, e estão invictos na Liga das Nações até o momento. 

Leia também:
Brasil derrota a Coreia do Sul na Liga das Nações
Brasil supera a Alemanha em jogo duro pela Liga das Nações
Brasil bate a Sérvia na estreia da Liga das Nações
Brasil estreia na Liga das Nações masculina nesta sexta

Jogo

Neste sábado (2), Renan entrou em quadra com boa parte dos considerados titulares da seleção, como o levantador Bruninho, o ponteiro Maurício Borges, o oposto Wallace e os centrais Lucão e Maurício Souza. Compuseram o grupo o ponta Douglas Costa e o líbero Thales. Diferente do que fora visto contra a Coreia, na sexta (1º), o Brasil começou o jogo menos intenso, principalmente no saque e no bloqueio. Também cometeu mais erros, inclusive nas combinações de algumas jogadas, o que não é tão comum de se ver na equipe.

Também mudado em relação ao grupo que teve atuação destacada na virada sofrida diante dos Estados Unidos, na sexta, o Japão, mesmo sem muitos titulares, mostrou eficiência ofensiva no primeiro set, o que tornou a parcial bastante equilibrada. A mudança na formação asiática contribuiu para isso também, uma vez que a comissão técnica havia estudado o jogo em cima dos titulares da equipe. Trocando pontos até o final do set, o Japão teve o set point favorável, mas sacou para fora. Renan, então, apostou no jovem Leo para sacar no lugar de Lucão e se deu bem. Com saques pesados, ele ajudou o Brasil a emendar bloqueio e contra-ataques para fechar em 26/24.

Mais consciente e concentrada, a seleção cresceu no segundo set e fez uma parcial mais tranquila, sempre à frente do marcador e administrando bem a vantagem. O bloqueio passou a incomodar mais os japoneses e a defesa mostrou sua força, proporcionando bons contra-ataques. O terceiro set começou com um balde de água fria nos times e na torcida.

No meio do rally que definiria o primeiro ponto, a luz da Arena em Goiânia caiu. Os dez minutos previstos viraram 25 e a seleção esfriou um pouco após o bom segundo set. Não demorou, porém, a se reencontrar. Após um início com rallys de grandes defesas e trocas de pontos no placar, a parcial foi dominada pelos brasileiros, que mostraram bom volume defensivo para fechar o set em 25/20 e garantir mais um 3x0 na campanha da Liga das Nações.

Liga das Nações Masculina

1ª semana:
Kraljevo (Sérvia)

25.05 – Brasil 3 x 0 Sérvia (25/22, 25/22 e 26/24)
26.05 – Brasil 2 x 3 Itália (25/18, 19/25, 21/25, 26/24 e 8/15)
27.05 – Brasil 3 x 0 Alemanha (26/24, 25/23 e 26/24)

2ª semana:
Goiânia (Brasil)
01.06 – Brasil 3x0 Coreia do Sul(25/21, 25/19 e 25/19)
02.06 – Brasil 3x0 Japão (26/24, 25/19 e 25/20)
03.06 – Brasil x Estados Unidos – 12h40 (SporTV 2)


 

Veja também

Hélio elogia força do lado direito em vitória
Futebol

Hélio elogia força do lado direito em vitória

Náutico goleia Oeste por 4x1, nos Aflitos, e se distancia do Z4
Futebol

Náutico goleia Oeste por 4x1, nos Aflitos, e se distancia do Z4