Liga Nacional de Basquete anuncia fim da temporada do NBB

A competição estava paralisada desde o último dia 15 de março, ainda com a fase de classificação em andamento, e chega ao final sem declarar um campeão

NBB encerra temporadaNBB encerra temporada - Foto: Beto Miller/Agência Corinthians

A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou na noite desta segunda-feira (4) o encerramento da temporada 2019/2020 do NBB (Novo Basquete Brasil), principal competição da modalidade no país, por conta da pandemia de Covid-19. A competição estava paralisada desde o último dia 15 de março, ainda com a fase de classificação em andamento, e chega ao final sem declarar um campeão.

A classificação de momento será mantida para definir quais equipes representarão o Brasil nas competições internacionais na próxima temporada. A decisão pelo cancelamento foi unânime entre os dirigentes de clubes, segundo a LNB, e tomada em assembleia geral realizada por videoconferência nesta segunda.

Em nota para anunciar o fim da temporada, a liga afirmou que as equipes estavam inseguras diante da falta de controle da pandemia no Brasil e optaram por preservar a saúde dos profissionais envolvidos na competição, além de "agir com responsabilidade diante do impacto financeiro gerado pela crise econômica mundial".

"É triste ter que encerrar a temporada, e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos de que fizemos tudo o que foi possível", afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães. A liga chegou a criar um grupo com profissionais de diversas áreas para estudar a possibilidade de retomar a temporada do NBB e os impactos financeiros com a paralisação do torneio, que deveria acabar em junho.
Chegou-se a cogitar a possibilidade de os jogos retornarem após a realização de testes em quase 2 mil profissionais, mas isso foi descartado.

"O relatório realizado pela equipe multidisciplinar foi muito bem preparado e teria viabilidade para execução. Porém, neste momento, o Brasil ainda não apresentou evoluções e não é possível seguir com o processo agora", disse o médico Diego Gadelha, um dos líderes da equipe.

Leia também:
NBB discute retorno pós-pandemia com ligas de Argentina e Espanha
Pinheiros demite time de basquete por carta e desiste do NBB

Veja também

Todos que já passaram pela ginástica feminina do Brasil se veem nessa medalha, diz Rebeca
Medalha de prata

Todos que já passaram pela ginástica feminina do Brasil se veem nessa medalha, diz Rebeca

Rebeca Andrade, uma medalha da superação
JOGOS OLÍMPICOS

Rebeca Andrade, uma medalha da superação