Esportes

Liverpool é como tubarão que sente cheiro de sangue e ataca, diz Alisson

Goleiro vive o auge da carreira como um dos protagonistas do eletrizante Liverpool, atual campeão da Champions League e líder isolado do Campeonato Inglês

Alisson, goleiro da Seleção Brasileira Alisson, goleiro da Seleção Brasileira  - Foto: Marco Bertorello/AFP

Eleito o melhor goleiro do mundo em 2019, Alisson, 27, vive o auge da carreira como um dos protagonistas do eletrizante Liverpool, atual campeão da Champions League e líder isolado do Campeonato Inglês, de desempenho quase perfeito. Após 25 rodadas, são 24 vitórias e apenas um empate na competição -97,3% de aproveitamento e vantagem de 22 pontos para o Manchester City, segundo colocado. Até agora, é a melhor campanha na história da liga inglesa.

Em entrevista à reportagem realizada em sua casa, em Manchester, distante 55 km de Liverpool, Alisson fala sobre a campanha do time no Nacional, cujo troféu o Liverpool não levanta desde 1990, a repercussão entre os jogadores da atuação do Flamengo no Mundial, religião e política.

Pergunta - Como o Liverpool consegue manter o alto nível de performance em uma liga que exige tanto?
Alisson - Vejo a nossa equipe muito madura para lidar com diferentes circunstâncias dentro da mesma partida. Apesar de jovem, é um time experiente, com muito desejo de vencer. Sentimos o gosto da vitória vencendo a Champions e queremos mais. É como um tubarão que sente o cheiro de sangue na água, fica cego e ataca. Desenvolvemos um instinto dentro da nossa equipe. Sentimos que podemos alcançar o que queremos, temos uma longa estrada, mas vamos persistir nisso.

A sua assistência para o Salah [na vitória sobre o Manchester United, ele deixou o atacante livre para marcar ao repor a bola em jogo] é fruto de treino ou foram decisões acertadas dos dois?
A - Isso é treino diário. O lançamento longo é algo que eu tenho como característica, apesar de usar pouco porque sempre saímos jogando com a bola no pé. Eu vi ele correndo e pedindo a bola desesperadamente, e eu não consegui ver muito além do De Gea [goleiro do Manchester United], que estava um pouco adiantado. Então eu sabia que teria de ser um chute preciso, não muito longo, para o goleiro deles não chegar a tempo. A bola foi perfeita, mas acredito que 60% da jogada foi a movimentação e condução dele para fazer o gol.

Falta algum prêmio individual ou você ganhou todos?
A - Zerei o jogo [risos]. Agora tenho que repetir. Só não ganhei os prêmios de melhor jogador no geral, mas da posição de goleiro foram todos.

É viável um goleiro ser eleito o melhor jogador do mundo?
A - Sim, mas depende de vários fatores. Não é só estar bem dentro de campo, é a consistência também. O meu principal objetivo, depois das conquistas coletivas, é ser a melhor versão de mim mesmo, fazer melhor do que a temporada que passou. Às vezes manter o alto nível também é um passo à frente.

Você se vê como candidato a ser o maior goleiro brasileiro de toda a história na Europa?
A - Podemos pensar nisso daqui a uns dez anos, quando eu parar de jogar futebol [risos]? Por mais que eu tenha conquistado todos esses prêmios individuais, tenho um longo caminho para percorrer. Se você olhar o currículo do Dida, não chego nem aos pés dele. O Taffarel foi um dos protagonistas do tetra, o Júlio César tem uma carreira muito vitoriosa e é um dos goleiros com mais atuações pela seleção. Não consigo me colocar ao lado deles no momento, talvez após me aposentar.

Como você se cobra e analisa seu próprio jogo?
A - Primeiro de tudo, quando eu erro já sei na hora que eu errei, o que errei e talvez o que eu poderia ter feito de diferente. Pode até não ter falha, mas pode ter um movimento errado, às vezes um passo para o lado no momento do chute. Vejo também as tomadas de decisão na hora de sair jogando, quando poderia ser pelo chão ou pelo alto. Ligo para o meu irmão [Muriel, goleiro do Fluminense] após os jogos, sejam os meus ou os dele, e conversamos sobre o que poderíamos ter feito de diferente.

Como o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, consegue extrair tanto dos jogadores?

A - Isso se deve à simplicidade dele. Ele é simples e verdadeiro. Tem convicção na metodologia dele de trabalho. E quando tem resultado, tem credibilidade. É um cara muito justo e correto com todo mundo.

Quão abalado você ficou com a eliminação na Copa do Mundo da Rússia?
A - Foi um momento muito triste, principalmente dentro do vestiário. Ali foi o fim do sonho para alguns mais experientes. Por eu ser jovem, a tendência é que eu tenha mais oportunidades. Acredito no meu potencial e, apesar do longo caminho até a próxima Copa, acredito que estarei lá. A derrota é um momento muito ruim, mas ao mesmo tempo escancara muita coisa, nos ajuda a identificar os erros para nos reorganizarmos. Foi fundamental não termos visto aquele momento como terra arrasada.

Como repercutiu no Liverpool a atuação do Flamengo no Mundial?
A - Foi muito positiva. Não digo [que fomos] surpreendidos, mas os meus companheiros ficaram admirados com a qualidade dos jogadores, a organização. O Mundial não é tão valorizado na Europa. Nós valorizamos porque estávamos lá, ainda mais eu e o Firmino por sermos brasileiros. Eu estava muito feliz. E realmente jogaram de igual para igual com o Liverpool.

Como você vê o deboche de torcedores rivais do Flamengo que falam que o time jogou "de igual para igual"?
A - As pessoas no Brasil ficaram muito empolgadas, a imprensa falava que o Flamengo tinha chance de vencer. Realmente, futebol é jogado, e o Flamengo tem uma equipe capacitada para isso, só que eu senti um desconhecimento de quem comentava sobre a nossa equipe. Não questiono a qualidade do Flamengo, mas vejo que as pessoas não nos respeitaram o suficiente. Nós não chegamos nem perto de ter uma atuação do nível que temos na Premier League, tanto em intensidade quanto em nível técnico. É muito difícil sair do Inglês e replicar o padrão em dois jogos fora da sua rotina.

Você é evangélico, bastante religioso, e no Liverpool tem jogadores de crenças variadas. Como essas diferentes fés interagem no dia a dia?
A - Vou corrigir um pouco. Não sou religioso, sou seguidor de Cristo. Quando falamos em religiosidade, fica muito atrelado a tradições e fatores que mancham um pouco a história rica do cristianismo. Jesus é muito mais do que religião.

Existe uma curiosidade pela religião um do outro entre vocês?
A - Conversamos sobre o assunto. Quando o Firmino foi batizado nas águas, todo mundo perguntou o que era aquilo, o que significava. Gosto também de entender como as pessoas de outras religiões pensam. É legal até para conhecer o nosso companheiro.

Com quem você mais fala sobre o tema?

A - Converso bastante com o Salah, porque procuro entender uma realidade diferente da nossa no Brasil. Ele também pergunta. Aqui na Inglaterra existem muitos muçulmanos, então penso que os ingleses sabem muito mais sobre a cultura muçulmana do que nós. É algo distante para nós. O que víamos era a novela da Jade [personagem de "O Clone", da TV Globo].

Existe muito preconceito contra os jogadores evangélicos no Brasil?
A - O preconceito está em todo lugar. O preconceito existe a partir do momento que você tem dificuldade de assimilar uma opinião diferente, seja religião, opção sexual ou qualquer outra coisa. Não concordar não me dá o direito de ser preconceituoso. O nosso mandamento como cristão é pregar a palavra, mas eu não invado a privacidade de nenhuma pessoa para fazer isso. Se a pessoa não quer saber, não vou falar.

Qual é sua opinião sobre a polarização política no Brasil?
A - Acredito que as pessoas pregam muita liberdade de expressão, mas não sabem respeitar a opinião dos outros. Vivemos anos em que a esquerda afundou o país economicamente. Fizeram coisas boas, ajudaram principalmente os mais pobres, mas qual era o objetivo? O que eles fizeram de ruim foi muito mais grave do que as coisas positivas. Não tem que colocar numa balança. Fez coisa errada, roubou, mas ajudou fulano, os pobres. Não é assim. Vejo as pessoas que não votaram no Bolsonaro torcendo para que ele faça algo errado para terem razão. Não é questão de ter razão. Se ele for um bom presidente, vai ser bom para todos, mesmo para quem não votou nele. Espero que as mudanças que aconteceram sejam para o bem do Brasil e que eu consiga continuar a minha caminhada na seleção e levar alegria para as pessoas através do futebol, que sempre foi um escape para o nosso país.

Leia também:
Messi vence bola de ouro e Alisson, prêmio de melhor goleiro do mundo
Alisson e Marta são indicados ao Globe Soccer Awards

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter