Liga dos Campeões

Liverpool e Real Madrid se enfrentam na final da Champions; veja tudo sobre o jogo

Bola vai rolar no Stade de France, às 16h (de Brasília); é a terceira vez na história que os times se encaram na decisão europeia

Salah, Liverpool, e Benzema, Real MadridSalah, Liverpool, e Benzema, Real Madrid - Foto: Paul ELLIS / AFP e JAVIER SORIANO / AFP

Vamos começar pelo óbvio: a final da Liga dos Campeões da Europa 2021/2022, neste sábado (28), no Parque dos Príncipes, na França, entre Real Madrid e Liverpool, definirá o mais novo campeão do maior torneio de clubes do Velho Continente. Mas um encontro desse tamanho não se resume apenas a ver quem fica com a taça. Todos sabem que há muito mais em jogo. Tem o desempate de uma rivalidade histórica, uma disputa hegemônica anglo-espanhola e um provável veredito indireto de quem pode ser o próximo melhor jogador do mundo. 

Melhor de três?

Essa será a terceira vez que Real Madrid e Liverpool decidem um título da Liga. A primeira foi em 1981. Curiosamente, no mesmo estádio desta tarde. Os ingleses venceram por 1x0, com gol de Alan Kennedy. O troco dos espanhóis veio em 2018, em Kiev, na Ucrânia. Triunfo por 3x1, com dois gols de Bale e um de Benzema – em dia de falhas de Karius, ex-goleiro dos Reds. 

Ingleses e espanhóis juntos em uma decisão pela taça mais importante da Europa também é novidade. Antes de Real e Liverpool, a Liga teve finais envolvendo Barcelona e Manchester United (2009 e 2011) e uma entre Barça e Arsenal (2005). Em todas, os catalães levaram a melhor.

No geral, em 67 edições da competição, 32 foram vencidas por algum dos dois países. A Espanha ganhou 18 troféus, sendo 13 do Real Madrid e cinco do Barcelona. Já a Inglaterra possui 14 títulos, conquistados por cinco clubes diferentes: Liverpool (6), Manchester United (3), Chelsea (2), Nottingham Forest (2) e Aston Villa (1). 

Benzema x Salah

Principal nome do Real Madrid na atualidade e artilheiro da Liga, com 15 gols, Benzema também é forte candidato ao prêmio de melhor do mundo. Um título do Real praticamente ratificaria a conquista. Do outro lado, Salah, do Liverpool, pode atrapalhar os planos do francês e se tornar o grande nome dos Reds na conquista – embora só tenha marcado um gol no mata-mata. 

Como os times chegam

Campeão de forma antecipada de LaLiga, o Real desembarcou em Paris com todo seu elenco à disposição. Na reta final do campeonato doméstico, Carlo Ancelotti aproveitou para descansar os principais jogadores, visando única e exclusivamente a decisão perante os Reds. A formação inicial merengue não deve ter surpresas. Assim como foi contra o City, Valverde deve reforçar o meio-campo, enquanto o brasileiro Rodrygo fica como opção no banco de reservas.

Em entrevista coletiva concedida no Stade de France, Ancelotti fez questão de ressaltar a história do Real e a temporada exuberante de seus comandados. "Sabemos muito bem a exigência que tem esse clube, a história que tem esse clube, chegar aqui para nós é muito importante. Nossa temporada foi muito boa, demos o máximo e tentaremos tudo. O ambiente está bem, tranquilo, essa equipe sabe lidar com esse tipo de partida. Os veteranos ajudam os jovens a ter um ambiente mais tranquilo e de mais confiança", enfatizou.

Já do lado inglês, o Liverpool não conseguiu dar o mesmo descanso aos seus jogadores. Finalista de tudo que disputou na temporada, o time de Klopp vai entrar em campo uma semana depois de ficar com o vice-campeonato da Premier League. 

Questionado se há um favorito para a decisão, o treinador alemão foi só elogios ao clube espanhol. Entretanto, fez questão de colocar seu plantel no mesmo patamar do poderoso adversário. 

"Se você olhar a história do clube, a experiência do time, o jeito que o Real Madrid virou todos os jogos, o favorito é o Real. Mas sabemos que estamos no mesmo nível, precisamos jogar como sabemos, sermos nós mesmos. Essa é a minha maior preocupação: precisamos fazer o que sabemos fazer. Mas é claro que os jogadores do Real Madrid estão em um nível muito alto, e uma parte importante do futebol é estar confiante, seguro de si. Então, na realidade, não sei se existe um favorito", contou o treinador. 

Ficha técnica

Liverpool
Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Hernderson, Thiago (Keitá); Mané, Salah e Luis Díaz (Diogo Jota). Técnico: Jürgen Klopp.

Real Madrid
Courtois; Carvajal, Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Kroos, Valverde e Modric; Vinícius Jr e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.  

Estádio: Stade de France (Paris/FRA)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Clément Turpin (FRA) 
Assistentes: Nicolas Danos e Cyril Gringore (ambos da FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Transmissão: SBT, TNT e HBO Max. 

Veja também

Recife Vôlei recebe Abel Modas pelo segundo jogo da semifinal da Superliga B de Vôlei
Decisão

Recife Vôlei recebe Abel Modas pelo segundo jogo da semifinal da Superliga B de Vôlei

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada
Futebol

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada

Newsletter