Liverpool hackeou sistema de dados do Manchester City, diz jornal

Suspeita começou depois que o Liverpool demonstrou interesse em contratar o jovem Paolo Fernandes, atleta das divisões de base do Zaragoza que o Manchester City vinha monitorando

Liverpool é suspeito de hackear o Manchester CityLiverpool é suspeito de hackear o Manchester City - Foto: Oscar Del Pozo / AFP

O jornal britânico "The Times" publicou neste sábado (21) um escândalo de espionagem no Campeonato Inglês. Segundo a publicação, o Liverpool precisou pagar 1 milhão de libras (aproximadamente R$ 5,2 milhões) ao Manchester City após o clube identificar que seu banco de dados havia sido hackeado.

De acordo com a reportagem, o Liverpool roubou informações do sistema de scouting do clube de Manchester entre junho de 2012 e fevereiro de 2013. A suspeita começou depois que o Liverpool demonstrou interesse em contratar o jovem Paolo Fernandes, atleta das divisões de base do Zaragoza que o Manchester City vinha monitorando.

Para confirmar as suspeitas, a equipe do Manchester City contratou técnicos de informática que confirmaram a invasão hacker. Na ocasião, o clube teria até acelerado as contratações de Jesus Navas e Fernandinho, temendo que um possível vazamento dos dados comprometesse as operações.

Leia também:
Hackers vazam lista de 'doping autorizado' na Copa-2010
Perfis do Barcelona nas redes sociais são hackeados
Site do Boa é invadido por hackers e exibe dados sobre feminicídio

Ainda de acordo com o City, dois ex-funcionários do clube que trabalhavam no departamento de scouts deixaram os 'Citizens' para trabalhar no Liverpool, sendo um deles Michael Edwards, que atualmente ocupa o cargo de diretor esportivo dos Reds. O clube de Manchester acusa Edwards de "acessar seu banco de dados em centenas de ocasiões".

O jornal aponta o escândalo como "um dos maiores incidentes de suposto mau comportamento de um dos clubes de alto escalão na história da Premier League".

Veja também

Projeto promove inclusão através do esporte em Ipojuca
IPOJUCA

Projeto promove inclusão através do esporte em Ipojuca

Para conter Covid, governo francês diminui público em Roland Garros
Tênis

Para conter Covid, governo francês diminui público em Roland Garros