Sport

Louzer fala em dar confiança ao elenco e quer 'equilíbrio' no estilo de jogo do Sport

Apresentado oficialmente nesta terça-feira (20), treinador falou ter sido seduzido por projeto apresentado pelo clube

Umberto Louzer, novo técnico do SportUmberto Louzer, novo técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Anunciado pelo Sport na semana passada, o técnico Umberto Louzer foi apresentado de forma oficial na tarde desta terça-feira (20), no CT rubro-negro, antes das atividades do dia. Entre os temas abordados na coletiva de imprensa, o treinador falou sobre o motivo que o fez aceitar fechar com o clube pernambucano, análise do elenco, reforços, conversa com os demais departamentos leoninos, estilo de jogo, período de trabalho até o início do Brasileiro e uso de atletas oriundos da base. 

Louzer chega ao Sport depois de fazer uma grande Série B com a Chapecoense, em 2020, e deixar a equipe na liderança do Estadual local. Apesar de toda estabilidade no clube catarinense, afirmou que o projeto apresentado pelos pernambucanos foi determinante na hora de aceitar o convite de se mudar para o Recife. 

“É um grande desafio. O tamanho do Sport, maior clube da região... Então é um motivo de muito orgulho, satisfação. Quando eu tive o primeiro contato com o Chico (Guerra), conversamos bastante. Ele me passou o projeto, me seduziu bastante, e por isso aceitei”, começou.

“Muito feliz, lisonjeado de fazer parte da história de um clube tão grande. Esperamos atender às expectativas, contamos com o apoio de todos. Tenho certeza que vamos conseguir fazer uma temporada muito boa. Contamos com nosso torcedor, que infelizmente não poderá estar presente na Ilha, mas tenho certeza que mandará energia positiva para que consigamos nossos objetivos”, completou o novo comandante rubro-negro.  

Desde seu anúncio, Louzer afirmou ter visto dois jogos do Sport: os últimos, contra Vitória/PE e Sete de Setembro, respectivamente. O técnico deixou claro ter analisado as características dos atletas e agora quer aproveitar o cotidiano para extrair o máximo de cada um, antes de pedir qualquer tipo de reforço.

“Analisamos dois jogos, desde o primeiro dia da nossa efetivação. Entramos em contato com todos os departamentos para entender o clube. É claro que estamos no início de temporada, estamos chegando. A melhor maneira de conhecer o atleta é no dia a dia, e por isso a expectativa é enorme para irmos a campo o quanto antes, para conhecer esses atletas e identificar aquilo que a gente necessita. É um elenco que me agrada bastante e um dos fatores da minha vinda para cá é a confiança que tenho nesses atletas”, relatou.  

Confira outros pontos da entrevista:

Estilo de jogo

“A melhor maneira é o equilíbrio. Futebol é um jogo de ataque e defesa. Você tem que elaborar sua melhor estratégia, assim que trabalhamos. Busco identificar o que temos em mãos, para identificar o quanto antes as características individuais dos atletas, para saber como encaixar essas peças. Foi assim no Guarani, Vila Nova, Coritiba, na Chape, e não será diferente no Sport. 

Vamos identificar as características deles para potencializar o coletivo e assim ter uma equipe equilibrada. Lógico que vai ter jogos que teremos que propor. Propor não quer dizer ter só posse de bola, mas sim ter um jogo direto também, sabendo utilizar os pontos vulneráveis do adversário. Também tem a questão de atrair o oponente para potencializar, dentro do seu elenco, um atleta que tenha essa virtude de explorar um espaço maior para atacar. Vamos tentar entender esse cenário o quanto antes para o Sport ser equilibrado na parte defensiva e ofensiva, e a cada jogo buscar as estratégias para conseguir o objetivo que é sempre vencer.”

Elenco

“Estamos chegando ainda, temos falado com todos os departamentos, conversei bastante com o César (Lucena), com o pessoal da fisiologia, para entendermos o mais rápido possível tudo aquilo que respira dentro do Sport e contribuirmos. Lógico que é uma temporada longa, temos conversado com a direção, vamos identificar aquilo que necessitamos, e tenho certeza que com esse trato, com esse dia a dia, vamos conhecer ainda mais os atletas. É um grupo que conheço a maioria de enfrentar por outras equipes, atletas que estavam em listas minhas de clubes anteriores e fico feliz de ter a oportunidade de trabalhar junto.” 

Goleiros

“Temos que dar confiança aos atletas que aqui estão, são ativos nossos. Vou conversar com o preparador de goleiro, com os atletas, é um costume meu. Vamos dar confiança, tenho certeza que vão atender às expectativas e ao longo do dia vamos identificando o melhor para o Sport. Mailson fez as duas últimas partidas, é dar confiança a ele, para que possa cada vez mais ganhar o espaço. E não é só no gol. Todos os outros atletas terão essa briga sadia, e quem ganha com isso é o Sport.”

Tempo até o início do Brasileirão

“O período é importante, até porque estamos chegando. Precisamos identificar, entender as características dos atletas para que possamos colocar as nossas ideias. Esse tempo é positivo.”

Estadual

"Quem veste a camisa do Sport tem que buscar sempre o protagonismo. Até porque se trata de um gigante do futebol brasileiro. É com essa energia, essa expectativa que vamos trabalhar no dia a dia, o torcedor pode ter essa segurança. Não vai faltar empenho, não vai faltar respeito à essa instituição, e entrega total para que consigamos nossas vitórias, nossos objetivos.” 

Pratas da casa

“É necessário que haja esse componente de qualidade, e no Sport tem isso. Tem Mikael, o Gustavo que tem pedido passagem... São atletas que temos que ter um olhar para eles, assim como Mailson. São nove (da base) no elenco atual, vamos procurar trabalhar dia a dia com eles para contribuir na evolução e, consequentemente, nos ajudar dentro de campo. São ativos do clube, os mais experientes também podem os ajudar nessa orientação, crescimento individual. Como treinador é meu dever facilitar o jogo deles, para que eles contribuam conosco no profissional e busquem seus sonhos.” 

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)
Tênis

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)

Copa do Mundo de Paracanoagem: Cowboy leva mais um ouro e dupla feminina vai para Tóquio
Olimpíadas

Copa do Mundo de Paracanoagem: Cowboy leva mais um ouro e dupla feminina vai para Tóquio