Luka Doncic: novato com jeito de veterano na NBA

Após fazer história no basquete europeu, esloveno Luka Doncic encanta no início de temporada pelo Dallas Mavericks

Esloveno Luka Doncic é o destaque do Dallas Mavericks Esloveno Luka Doncic é o destaque do Dallas Mavericks  - Foto: GLENN JAMES / NBAE / GETTY IMAGES / AFP

Nos Estados Unidos ainda é muito comentado sobre um possível preconceito contra estrangeiros que atuam na NBA. Contudo, com o passar dos anos, a liga acompanhou e se “apaixonou” por vários, como o argentino Manu Ginobili (já aposentado), ou o interminável Dirk Nowitizki, que ainda joga pelo Dallas Mavericks, com 40 anos de idade. E por falar na franquia no Texas, é onde atua o esloveno de apenas 19 anos, Luka Doncic, pick número 3 do draft desta temporada.

Para falar sobre Doncic, temos que explicar sobre sua carreira desde o início, até comentar seu momento atual vivido na NBA. Aos oito anos, o jogador iniciou no Union Olimpija Ljubljana, principal equipe da Eslovênia. Com apenas 16 minutos em seu primeiro treinamento, foi colocado para a equipe Sub-11. Logo depois, após um dia atuando contra os jovens de até 11 anos, ele continuava mostrando que estava em um nível superior, e com isso passou a integrar o time Sub-14.

Em 2012, com 13 anos, Doncic foi emprestado para atuar pelo Real Madrid, clube que é uma das referências no basquete europeu. Jogando pelo clube espanhol, o esloveno disputou a Minicopa ACB, e na final do campeonato contra o Barcelona, anotou 20 pontos e foi o destaque da partida. No mesmo ano, o atleta voltou para o Union Olimpija e se sagrou MVP do Torneio Lido di Roma para jogadores com até 13 anos. Na semifinal, Luka conseguiu 41 pontos, e na final anotou um gigantesco triple-double com 54 pontos, 11 rebotes e 10 assistências.

Leia também:
Denver Nuggets: Presente ou futuro?
O decepcionante início do Boston Celtics
Lakers reagem com LeBron e Paulo Coelho
Lebron James tem início complicado no Los Angeles Lakers
Sem Lebron James, Cavs tem a pior campanha da NBA
Kawhi retorna em alto nível e se torna peça-chave no Raptors

Após o torneio, o Real Madrid teve certeza que Luka era um talento que não poderia ser desperdiçado. Desse modo, o contratou em definitivo por 5 anos de contrato, quando Doncic completaria 18 anos. Sem sofrer com a adaptação, o ala-armador obteve destaque nas equipes Sub-16 e Sub-18. Com 15 anos, foi o principal nome do time reserva do Real Madrid na quarta divisão espanhola, tendo média de 14.5 pontos, 6.2 rebotes e 3 assistências por partida. Ainda na temporada 2014/15, o esloveno foi escolhido MVP ao conquistar o título com o Real Madrid do torneio Sub-18 da Euroliga.

Já aos 16 anos, Doncic tornou-se o atleta mais jovem da história do Real a entrar em quadra pelo time principal na Liga ACB (principal competição do basquete espanhol). Na temporada seguinte, fez parte da rotação do time, ainda como reserva. Em 2016/17 conquistou a titularidade durante toda a temporada e recebeu os prêmios de melhor jogador jovem da Liga ACB, além da nomeação de Estrela em Ascensão da Euroliga, esse último de forma unânime.

Ano passado, ele estreou pela seleção principal da Eslovênia, e foi peça fundamental na primeira conquista da história do país do Eurobasket. Com médias de 14.3 pontos, 8 rebotes e 3.6 assistências, o jovem foi colocado para o quinteto ideal da competição. Na temporada 2017/18, Doncic conquistou o prêmio de MVP da Liga ACB e se tornou campeão da Euroliga.

Então, enfim, o esloveno se escreveu para o draft desta temporada da NBA. E com esse currículo, era óbvio que seria uma das primeiras escolhas. O Phoenix Suns teve a primeira pick, mas optou pelo pivô Deandre Ayton. Posteriormente, o Sacramento Kings recrutou outro jogador da posição, Marvin Bagley Junior. A terceira escolha foi feita pelo Atlanta Hawks, que a princípio, seria a casa de Luka Doncic.

O time de Atlanta tomou uma decisão na qual está arrependido nesse momento. Trocou o jovem astro esloveno para o Mavericks, e com isso, recebeu a pick número cinco (na qual escolheu o armador Trae Young) e mais um escolha de draft em 2019.

As expectativas para a temporada do time texano não eram das melhores e a franquia era cotada para ser uma das piores campanhas da NBA. Porém, a história mostra que Doncic não é um jogador que está acostumado a perder. Após fazer uma boa pré-temporada, o jovem de atualmente 19 anos vem atuando no melhor basquete do mundo como se já fosse um veterano.

Em 25 jogos disputados até aqui, Doncic lidera o Mavs em uma campanha de 14 vitórias e 11 derrotas, estando nesse momento classificado para os playoffs na oitava colocação. Além disso, o prodígio está com médias de 18 pontos, mais 6.5 rebotes e 4 assistências. Nesta última semana, Doncic ganhou paródia de música nos Estados Unidos e decidiu partida contra o Houston Rockets de Chris Paul e James Harden, anotando 11 pontos nos últimos três minutos da partida, sendo protagonista de grande virada do time do Texas.

É só o início da carreira de Doncic na NBA. O jovem que já fez história no Real Madrid e na seleção eslovena está a fim de colocar seu nome como um dos maiores jogadores estrangeiros da história do basquete americano. E pelo que estamos acompanhando, não é bom duvidar.

Veja também

Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial de Handebol
Handebol

Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial

Juíza acata pedido e Jonatan Gómez tem vínculo encerrado com o Sport
Sport

Juíza acata pedido e Jonatan Gómez tem vínculo encerrado com o Sport