Mãe de menino com deficiência visual vence prêmio inédito

Imagens que mostravam Silvia Grecco descrevendo os lances da partida ao seu filho sensibilizaram o mundo do futebol

Silvia Grecco e Nickollas recebem o prêmio "Torcedor do Ano"Silvia Grecco e Nickollas recebem o prêmio "Torcedor do Ano" - Foto: Marco Bertorello / AFP

Após emocionar o Brasil, a história de Silvia Grecco, mãe que narra os jogos do Palmeiras para o seu filho Nickollas, que tem deficiência visual e é autista, ganhou proporções maiores na cerimônia do The Best, em Milão. O gesto foi vencedor do prêmio Fifa Fan Award, dedicado exclusivamente para torcedores.

Silvia subiu ao palco junto do seu filho e comoveu toda a platéia com o discurso. Ela apontou o tamanho do futebol e o que ele pode proporcionar na vida de pessoas com condições semelhantes de Nickollas. "O futebol pode transformar a vida dessas pessoas, é muito amor, dedicação. Com o simples gesto de narrar os jogos para meu filho, o jornalista Marco Aurélio Souza nos viu. Nossa história rodou o mundo", contou.

Repetindo o que faz nos jogos do Palmeiras, Silvia descreveu o local da cerimônia para Nickollas. "Aqui na frente estão muitas pessoas, muitos jogadores, muitos ídolos, estamos aqui representando nosso time, Palmeiras, e todos os torcedores do Brasil e do mundo, todos aqueles que torcem pela pessoa com deficiência."

Nickollas nasceu cinco meses prematuro e, devido às complicações, sua retina não se formou. Além da deficiência visual, ele também foi diagnosticado com autismo leve. Ele teve a adoção recusada seguidamente por 12 famílias, antes de conhecer Silvia, que o adotou Nickollas quando ele ainda tinha quatro meses de vida. Para ajudá-lo a conviver com situações do cotidiano, passou a levá-lo aos jogos do Palmeiras.

No início, a mãe colocava o rádio no celular e Nickollas ouvia as partidas com um fone, mas se contagiava com o barulho da torcida e tirava o aparelho do ouvido. Então, Silvia passou a narrar os jogos da equipe com detalhes para filho

Leia também: 

[Vídeo] Van Dijk disputa com Messi e CR7 o The Best, da FIFA
The Best: Brasil não concorre entre melhores atletas 

Veja também

GP de F1 na Alemanha poderá ter a presença de público
Fórmula 1

GP de F1 na Alemanha poderá ter a presença de público

PSG usa vídeo para tentar provar insulto racista a Neymar e espera punição
Futebol

PSG usa vídeo para tentar provar insulto racista a Neymar e espera punição