Esportes

Magic volta aos playoffs da NBA depois de sete anos

Franquia de Orlando supera dificuldades de outras temporadas e se classifica na Conferência Leste da liga

Evan Fournier e Terrence Ross comemorando a classificação do Orlando Magic aos playoffs da NBAEvan Fournier e Terrence Ross comemorando a classificação do Orlando Magic aos playoffs da NBA - Foto: Maddie Meyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / A

Depois da vitória de 116x108 sobre o Boston Celtics neste domingo (7), o Orlando Magic se garantiu nos playoffs e quebrou a terceira maior sequência de franquias sem ir a pós-temporada da NBA, atualmente. Essa foi a primeira classificação do Magic desde a saída do pivô Dwight Howard, em 2012. Foram sete temporadas fora dos playoffs e sem protagonismo na liga.

Depois da ida do “Superman” para o Los Angeles Lakers, o Magic acumulou rotineiros fracassos. Com exceção da temporada 2015-2016 (11°), a equipe ficou entre as três últimas da Conferência Leste. Mesmo assim em nenhuma oportunidade a franquia da Flórida ficou com a primeira escolha do Draft. Sua melhor posição na loteria foi em 2013, quando selecionaram o ala Victor Oladipo, que não vingou na equipe e depois de duas trocas se tornou um All-Star e principal estrela do Indiana Pacers.

No início da temporada a contratação do treinador Steve Clifford, que tinha acabado de ser demitido pelo Charlotte Hornets, foi vista com desconfiança pelos torcedores do Magic. Mas, o americano já conhecia a franquia de Orlando e não decepcionou. Ele trabalhou nos tempos dourados da equipe, entre 2007 e 2012. Quando o time foi aos playoffs em todos os anos.

Clifford tinha levado o Hornets à pós-temporada em dois dos cinco anos em que esteve dirigindo a franquia. Mesmo sem ter um elenco recheado de estrelas, ele conseguiu deixar sua equipe entre as melhores defesas da liga, quando por lá esteve. No Orlando não foi diferente. O estilo de jogo do time se caracterizou pela marcação quase sempre encaixada e artilharia ferrenha nas bolas de três pontos. Faltando um jogo para terminar a temporada a equipe possui a oitava melhor defesa da NBA.

Nikola Vucevic foi um dos principais nomes na temporada. Ele conseguiu elevar seu nível a ponto de se tornar a referência técnica da equipe e um All-Star. Além disso, o pivô é candidato ao prêmio de Most Improved Player (jogador que mais evoluiu na temporada). Além dele, Terrence Ross foi outra novidade. O ala de 28 anos foi uma das grandes surpresas da liga. Desde sua chegada à NBA, ele nunca tinha sido tão constante. Nesta temporada ele possui médias de 14.9 pontos e 39.9% de aproveitamento nas bolas de três. Isso representa as melhores estatísticas da sua carreira.

A última partida da temporada regular do Orlando Magic será contra o Charlotte Hornets (ex-equipe de Steve Clifford), nesta quarta-feira (10). A tendência é que a rotação seja um pouco alterada, em decorrência da proximidade dos playoffs. Que já começa no próximo sábado (13).

Veja também

Com presença do fundador e bicampeão da São Silvestre, Corrida das Pontes chega à 19ª edição
Corrida das Pontes

Corrida das Pontes contará com fundador e bicampeão da São Silvestre; veja detalhes

Seleção brasileira ficará no resort mais luxuoso da Disney na preparação para a Copa América
FUTEBOL

Seleção brasileira ficará no resort mais luxuoso da Disney na preparação para a Copa América

Newsletter