Esportes

Mais de 800 quilômetros de uma maratona solidária

Com o objetivo de mudar a vida de crianças e adolescentes, Israel Gomes atravessará Pernambuco em 20 dias de corrida

Israel é ultramaratonista e coronel do ExércitoIsrael é ultramaratonista e coronel do Exército - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Em uma sociedade na qual a maioria das pessoas se preocupa cada vez menos com o outro, um atleta pernambucano resolveu fazer a diferença. Através do projeto “Pernambuco em 20 maratonas”, o ultramaratonista Israel Gomes percorrerá 844 km de leste a oeste do Estado, de Petrolina a São Lourenço da Mata.

Em âmbito nacional, a distância equivale como ir do Recife a Salvador. A partir desta terça-feira (31), ele, que também é coronel do Exército, coloca em prática a missão de ajudar a reduzir a evasão escolar e a violência entre crianças e adolescentes.

A inspiração para o desafio remete à infância do atleta, que se lembra de uma ocasião marcante, quando um amigo o ajudou. "Sempre tive o sonho de ser militar e, na época, minha mãe não podia pagar um cursinho pra mim. Então, o coronel Mauro me deu uma bolsa de estudos no curso e falou que eu iria realizar o meu sonho. Ele só me disse que, quando eu chegasse ao topo da carreira, procurasse fazer o mesmo que ele fez comigo: ajudar crianças sem muitas chances, para que elas possam ter a mesma oportunidade que tive de ir em busca dos meus sonhos", relata.

O plano do ultramaratonista é cumprir uma maratona (pouco mais de 42 km) por dia, durante 20 dias consecutivos, sempre no turno da manhã. Durante a tarde, em cada cidade visitada, dará palestras em escolas da rede pública de ensino cujo objetivo é difundir o esporte como ferramenta de inclusão social capaz de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios percorridos.

Serão mais de 100 horas correndo e 60 horas palestrando durante as centenas de quilômetros. Mais de 10 mil alunos, professores e convidados de vários munícipios devem acompanhar o desafio, feito sem a ajuda de patrocinadores. As cidades visitadas por Israel serão: Petrolina, Lagoa Grande, Sta Maria Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Cachoeira, Salgueiro, Bom Nome, Serra Talhada, Sítio dos Nunes, Custódia, Cruzeiro do Nordeste, Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim, São Caetano, Caruaru, Gravatá, Vitória de Santo Antão e Recife.

A chegada do ultramaratonista à Arena de Pernambuco, ponto final do desafio, está prevista para o dia 19 de novembro, quando acontecerá o encerramento das olimpíadas de escolas públicas. Apesar do desgaste, ele garante que o mais importante vai ser cumprido. "Sei que vou chegar muito cansado, mas muito feliz por ter contribuído um pouco para que nossas crianças tenham um melhor rendimento escolar, além de se manterem afastados dos principais riscos sociais", finaliza.

Veja também

Vários países enviarão soldados para reforçar a segurança nos Jogos de Paris
JOGOS OLÍMPICOS

Vários países enviarão soldados para reforçar a segurança nos Jogos de Paris

Saiba como foi a primeira semana de Robinho na prisão em Tremembé
são paulo

Saiba como foi a primeira semana de Robinho na prisão em Tremembé

Newsletter