José Pekerman deixou o comando da Seleção da Colômbia
José Pekerman deixou o comando da Seleção da ColômbiaFoto: AFP

O argentino José Pekerman deixou nesta terça-feira (04) comando da seleção da Colômbia, encerrando trabalho de seis anos, que resultou em classificação para as edições de 2014 e 2018 da Copa do Mundo, segundo confirmou o presidente da federação do país, Ramón Jesurún.

"Hoje, o professor José Néstor Pekerman manifestou a decisão de deixar a seleção", afirmou o dirigente, em entrevista coletiva.

O mandatário da federação ainda explicou que a decisão foi exclusiva treinador. Segundo Jesurún, não chegou a acontecer debate sobre renovação contratual, descartando assim que tenha acontecido discordância sobre salários. Ele ainda evitou falar sobre a suecessão do argentino.

"Hoje a Federação não tem nenhum plano B, nem plano C. Estamos assimilando esta decisão de Pekerman", garantiu.

Pekerman, que já havia treinado a Argentina, entre 2004 e 2006, após longo período trabalhando nas divisões de base da 'Albiceleste', assumiu a seleção colombiana em fevereiro de 2012 e comandou guinada, que resultou em classificação ao Mundial.

A vaga na Copa disputada no Brasil foi a primeira aparição dos 'Cafeteros' no torneio em 16 anos. Na competição, a Colômbia conseguiu alcançar as quartas de final, caindo diante dos anfitriões, na melhora campanha do país na história.
Leia também:
Pékerman admite preocupação com James Rodríguez após lesão

Neste ano, na Rússia, a campanha foi até a etapa anterior da competição, com derrota nos pênaltis para a Inglaterra, e a nona colocação na classificação final do Mundial.

Sob o comando de Pekerman, os colombianos ainda participaram de duas Copas Américas, caindo nas quartas, em 2015, e ficando com a terceira posição, no ano seguinte, na edição especial, em comemoração ao centenário da Conmebol e do torneio.

A seleção 'cafetera', tendo o argentino como técnico, disputou 78 jogos, conquistando 43 vitórias, sofrendo 17 derrotas e empatando em 18 oportunidades. Ao todo, foram 127 gols marcados e 64 sofridos.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: