Santa e Náutico no Clássico das Emoções
Santa e Náutico no Clássico das EmoçõesFoto: Léo Lemos/Divulgação/Náutico

Classificado para as quartas de final ou mais um ano na Série C. No meio desses dois destinos, 180 minutos. Metade deles envolvendo um Clássico das Emoções. Esse é o cenário de Náutico e Santa Cruz faltando duas rodadas para o término da primeira fase. Segundo o site "Chances de Gol", o Timbu tem 88,6% de possibilidades de passar de fase, enquanto o Tricolor está com 11,8%. Diante deste cenário, a Folha de Pernambuco analisou o que cada clube precisa fazer para seguir vivo em busca do acesso à Série B.

Segundo colocado do Grupo A, com 27 pontos, o Náutico precisa apenas de um empate no próximo jogo, contra o Botafogo/PB, no Almeidão, para se classificar ao mata-mata. Caso consiga, a equipe chegará aos 28, podendo permanecer na vice-liderança ou cair uma posição, se o Confiança (3º) vencer o Treze (9º), no Batistão.

A vaga estará garantida porque o Belo, hoje em quinto, estacionaria nos 25 pontos e não teria como passar o Timbu na rodada final mesmo se vencer seu confronto posterior, somado ao tropeço do concorrente no clássico contra o Santa Cruz - os alvirrubros levariam vantagem no critério do número de vitórias. Na pior das hipóteses, os comandados do técnico Gilmar Dal Pozzo encerrariam a participação na quarta colocação.

Leia também:
Novo mascote do Náutico vira meme nas redes sociais
Náutico não terá Jiménez para jogo contra o Botafogo/PB

Caso perca para o Botafogo, o Náutico não sairá do G4, podendo cair somente para quarta. Mas a situação ficaria delicada se os demais concorrentes vencerem seus confrontos. Casos de Confiança (3º), Imperatriz (4º) e Santa Cruz (6º). Para não depender de outros clubes, o Timbu teria que vencer o Santa, nos Aflitos, para não passar mais uma temporada longe da Série B. Se não superar o Tricolor, a classificação só viria com o tropeço dos demais times que brigam no pelotão de cima.

No caso do Santa Cruz, a matemática não é tão simples. Primeiro, o clube não tem possibilidade de se classificar já na próxima rodada. Sétimo colocado, com 22 pontos, o time encara o Globo/RN, no Arruda, para seguir com chances de entrar no G4. O melhor cenário para o Tricolor no fim de semana seria um triunfo, além das derrotas de Confiança (3º) para o Treze (8º) e Botafogo/PB (6º) para o vice-líder Náutico. Tudo isso somado ao empate entre Imperatriz/MA (4º) e Ferroviário (6º), que fazem confronto direto no Frei Epifânio.

Com essas combinações, o Santa chegaria ao jogo final ocupando a quinta posição, com o mesmo número de pontos de Confiança, que cairia para quarto, e Imperatriz, que subiria para terceiro. O Tricolor ainda não poderia depender apenas de si para se classificar. Além de vencer o Náutico, o clube teria que secar maranhenses ou os sergipanos. Se a dupla também ganhar, a Cobra Coral cai fora do páreo por ficar com uma vitória a menos. Caso o Clássico das Emoções termine empatado, o secador seria ainda maior. Os pernambucanos precisariam contar não somente com os tropeços do Cavalo de Aço e do Dragão, como também por um empate ou derrota do Botafogo/PB no duelo local ante o Treze, no Amigão.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: