Para Aldemir Teles, Brasil precisa enxugar ministérios
Para Aldemir Teles, Brasil precisa enxugar ministériosFoto: Jedson Nobre/Arquivo Folha PE

A possível extinção do Ministério do Esporte a partir de 2019 pegou a muitos de surpresa. A proposta, naturalmente, dividiu opiniões no meio. No entanto, a transformação da pasta em uma secretaria do Ministério da Educação não seria algo necessariamente danoso ao desporto nacional. Ao menos na visão de Aldemir Teles, professor de educação física da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE). De acordo com o especialista, o enxugamento de ministérios é necessário. Além disso, o Brasil precisaria criar uma cultura esportiva, implantada desde a infância.

"O Ministério do Esporte se tornou quase que um cabide de empregos, cheio de negociatas. Falo como especialista, que vem acompanhando o esporte brasileiro desde que o esporte entrou na Constituição nacional. O enxugamento dos ministérios é uma necessidade, independentemente de partidos ou de opção política", avalia. "É mais ou menos como aconteceu em Pernambuco. No segundo mandato de Eduardo Campos, foi criada uma secretaria de esportes. Depois, foi jogada para a pasta de Educação e no governo Paulo Câmara foi para o Turismo (Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer)", aponta.

Leia também:
Para ministro do Esporte, extinção seria retrocesso
Extinção do Ministério do Esporte divide opiniões

"A saída para o esporte nacional está exatamente no esporte escolar. Eu discordo que o Brasil tenha que se tornar uma potência olímpica. Nós temos 'N' problemas para serem resolvidos em relação ao esporte antes de o Brasil se tornar uma potência olímpica", explica Teles. "O ideal seria 'forçar' uma cultura esportiva na população. O que eu chamo de cultura esportiva é que todas as pessoas, independente de origem, cor, de tudo, tenham acesso à prática esportiva, à vivência do esporte. E por que a escola não pode ser o local em que se universaliza a cultura esportiva?", indaga.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: