Rebeka Venceslau, judoca do Pró-Criança, conquistou ouro na Europa
Rebeka Venceslau, judoca do Pró-Criança, conquistou ouro na EuropaFoto: Cortesia

A pernambucana Rebeka Venceslau, de 14 anos, fez história no último final de semana ao conquistar sua primeira medalha de ouro em uma competição internacional. Judoca do Movimento Pró-Criança, ela lutou em uma etapa da Copa Europeia realizada em Bad Blankenburg, na Alemanha. Em sua campanha até o topo do pódio, derrotou duas adversárias alemãs e uma francesa antes de disputar e vencer a final contra uma holandesa.

Com a conquista, Rebeka chegou a 560 pontos e assumiu a liderança do ranking brasileiro da categoria Sub-18 Ligeiro para atletas com até 40Kg. O resultado é um passo importante na luta por uma vaga na seleção brasileira feminina que vai disputar o Campeonato Mundial de Judô Sub-18, em setembro, na cidade de Amaty, no Cazaquistão. “Nossa meta é chegar aos 790 pontos, o que já garante a vaga no Mundial”, explica o sensei do Movimento Pró-Criança, Marcílio Félix.

Leia também:
Judocas do Pró-Criança participam de evento na Espanha
Atletas do Pró-Criança defenderão o Brasil na Alemanha


Sua conterrânea e companheira de equipe no Pró-Criança, Luciana Maria, de 16 anos, encerrou a participação no evento em quinto lugar na categoria Sub-18 Ligeiro para atletas com até 44kg. Ela venceu três dos cinco combates dos quais participou e também subiu no ranking da sua categoria, sendo agora a vice-líder nacional. Esta foi a segunda fase Copa Europeia de Judô. A primeira foi disputada na Espanha, no início do mês, e as meninas terminaram na sétima posição.

Os resultados mais recentes, portanto, mostram uma evolução das judocas, que chegam no Recife amanhã e terão pouco tempo para se preparar para o compromisso do final de semana. Elas comporão a seleção do Estado na etapa regional do Campeonato Brasileiro, em João Pessoa. Ainda neste primeiro semestre, disputarão a primeira fase do Campeonato Pernambucano e retornarão à Europa para mais duas competições, novamente na Alemanha, em Berlim, e também em Portugal.

Parceiros
Apesar dos bons resultados conquistados pelos judocas do Movimento Pró-Criança em âmbito local, nacional e, agora, também internacional, a equipe necessita de parceiros para manter o nível do trabalho realizado, que acolhe meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Qualquer pessoa pode ajudar o Pró-Criança com valores a partir de R$ 1,50 nas contas de água e de energia elétrica. Há também a possibilidade de contribuir via depósito bancário ou por meio do paypal (cartões de crédito ou débito) no endereço www.movimentoprocrianca.org.br/doacao.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: