Pré-lançamento do livro "Elas escrevem sobre direito desportivo"
Pré-lançamento do livro "Elas escrevem sobre direito desportivo"Foto: André Zimmerer/Divulgação

Buscar entender sobre os mais diversos temas da área do direito desportivo e levar conhecimento aos profissionais do futebol e estudantes. Este é o objetivo do livro “Elas escrevem sobre direito desportivo”, que será lançado na próxima quinta-feira (7), às 14h no Salão Nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE).

Essa é a primeira vez que uma obra sobre o tema é escrita só por mulheres. Entre as autoras do livro estão advogadas, juízas, administradoras e uma professora de educação física.

O pré-lançamento ocorreu no final de outubro, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, com a presença de várias personalidades, entre eles o volante pentacampeão Mauro Silva.

Segundo uma das autoras e coordenadora do livro, a advogada e presidente do Instituto Pernambucano de Direito Desportivo (IPDD), Vanessa de Castro, a edição trará temas sobre assuntos nunca antes vistos em outras obras, como a história e profissionalização do futebol feminino, o reconhecimento dos jogos eletrônicos como esporte.

A diferença de gênero e em números de mulheres no esporte, as consequências jurídicas do acidente do trabalho no desporto, além do credenciamento de cronistas esportivos e reserva de local para trabalho em eventos de futebol, tema amplamente discutido nos últimos anos pelos jornalistas esportivos, também serão abordados.

Leia também:
Câmara do Recife homenageia cronistas desportivos
Transviver usa esportes em prol do bem-estar
“Futebol brasileiro está na UTI”, diz secretário de Esporte

Para a advogada, todos os profissionais que trabalham com desporto devem ler o livro para entenderem o funcionamento das regras do direito esportivo e, principalmente, cobrarem os seus direitos perante a justiça, caso seja necessário. “O lançamento desse livro é de grande importância para todo o desporto já que fala sobre todas as áreas de atuação e esclarece sobre os direitos de atletas e de gestores de clubes. A obra é destinada para dirigentes de clubes, empresários de jogadores, estudantes de jornalismo, atletas, presidentes de clubes e de federações, além de dirigentes de associações esportivas”, disse.

As inscrições para o evento, que contará com um ciclo de palestras comandados pelas autoras do livro, será gratuita. Os interessados em participar do lançamento do livro podem se inscrever clicando aqui. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: