Etiene Medeiros, nadadora pernambucana
Etiene Medeiros, nadadora pernambucanaFoto: Igo Bione/EtieneMedeiros.com

Após uma semana de Troféu Brasil de Natação – Maria Lenk, no Rio de Janeiro, a pernambucana Etiene Medeiros, de 27 anos, cravou seu nome na convocação para a seleção brasileira que disputará o Mundial de Piscina Longa em Gwangju, na Coreia do Sul, entre os dias 12 e 28 de julho, e os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, entre 6 e 10 de agosto. Os dois eventos são os carros-chefes da atual temporada. 

Principal atleta da natação feminina brasileira atualmente, Etiene comemorou a presença na equipe nacional, a qual defende há mais de uma década. “São onze anos consecutivos”, disse admirada. “Minha primeira seleção absoluta foi em 2008, no Sul-Americano disputado em São Paulo. Em em Mundial foi em 2009 em Roma (ITA)”, acrescentou.

Leia também:
Etiene Medeiros anuncia foco em provas olímpicas
Etiene Medeiros passa por cirurgia em São Paulo


Na convocação oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para o Mundial de Gwangju, Etiene está relacionada para as provas dos 50 metros e 100 metros livre e 100 metros costas. Já para o Pan, o planejamento será feito em conjunto com o treinador Fernando Vanzella. “Etiene conseguiu nadar muito bem na semana, com bons resultados. Nos 50 metros costas fez o melhor tempo do mundo (no ano – 28s84) e nos 50 metros livre fez seu segundo melhor tempo da vida (24s53). Isso mostra uma boa evolução da prova. Saímos satisfeitos”, analisou o treinador.

No Maria Lenk, Etiene nadou quatro provas individuais e dois revezamentos com a equipe do Sesi/SP, equipe a qual defende. Conquistou quatro ouros individuais, com direito a dois recordes de campeonato, e um bronze no 4x100 metros livre. “Acho que foi muito positivo. Comparando com o que eu estava em 2015 (véspera dos Jogos do Rio-2016), está muito bom, principalmente a prova dos 50 metros livre. Sabemos que será um circuito muito intenso, temos que olhar bem como será o Mundial e o Pan e as programações de cada um”, destacou.

Convocação da CBDA
Mulheres:

Etiene Medeiros
Giovanna Diamante
Larissa Oliveira
Daynara de Paula
Viviane Jungblut
Fernanda de Goeij
Manuella Lyrio
Maria Luiza Pessanha
Aline Rodrigues
Gabrielle Roncatto
Bruna Leme
Ana Marcela Cunha
Lorrane Ferreira
Jhennifer Conceição
Pamela Souza
Maria Eduarda Sumida
Camila Lins Melo

Homens:
Marcelo Chierighini
Bruno Fratus
Caio Pumputis
Guilherme Costa
Fernando Scheffer
Vinicius Lanza
Miguel Leite
Brandonn Almeida
Guilherme Guido
Felipe Lima
João Luiz Gomes Jr.
Diogo Villarinho
Breno Correia
Pedro Spajari
Gabriel Santos
Luiz Altamir Melo
João de Lucca
Leonardo Santos

veja também

comentários

comece o dia bem informado: