Sloane Stephens, campeã do US Open 2017
Sloane Stephens, campeã do US Open 2017Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

Aos 24 anos, depois de enfrentar uma temporada complicada, a norte-americana Sloane Stephens faturou a edição 2017 do Aberto dos Estados Unidos, na tarde deste sábado (9). Na primeira final de Grand Slam da carreira, ela enfrentou a compatriota, amiga e também estreante em decisões de torneio deste nível, Madison Keys, de 22 anos, a quem venceu por 2 sets a 0 (6/3 e 6/0).

Stephens fez uma campanha surpreendente no US Open. Um ano atrás, nesse mesmo evento, ela sofreu uma lesão por estresse no pé direito. O tratamento realizado não surtiu resultado desejado e ela precisou passar por uma cirurgia em janeiro deste ano. O retorno às quadras aconteceu em Wimbledon, com uma derrota logo na estreia.

Para jogar o US Open, ela contou com o ranking protegido, que congela a classificação em caso de lesão. Em agosto, ela ocupava somente a 934ª posição do ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais). Na próxima atualização da lista, deve aparecer entre as 20 melhores do mundo.

Com uma atuação segura, Stephens venceu a partida decisiva do último Grand Slam da temporada em uma hora e um minuto. Instável, Madison Keys, que vinha de uma semifinal fantástica contra a também americana Coco Vandeweghe, teve um desempenho irreconhecível. Errando demais, facilitou a vida de uma sólida e fria Stephens, que ganhou um abraço caloroso da amiga no cumprimento na rede. 

Stephens ainda quebrou o protocolo ao puxar sua cadeira para o lado de Keys enquanto aguardavam o início da cerimônia de premiação. "É inacreditável tudo isso. Se me dissessem que depois da cirurgia seria campeã de um Grand Slam, não acreditaria", disse a campeã, que embolsou US$ 3.7 milhões. 

Keys também não teve um caminho fácil até chegar a esta final. Ela passou por uma cirurgia no punho esquerdo em novembro do ano passado e outra em março deste ano, quando corrigiu problemas do primeiro procedimento. Recentemente, ficou afastada de alguns eventos por causa de outra lesão, desta vez no antebraço esquerdo. "É maravilhoso estar aqui depois de tudo o que passei, com esse troféu de vice-campeã. Infelizmente, não consegui desenvolver meu jogo, mas estou muito feliz por ter feito a final com ela. Não poderia ter sido melhor", falou Keys.

Jogo
A partida começou equilibrada, com as duas atletas confirmando seus saques até o quinto game, quando Stephens quebrou o serviço da amiga e deslanchou no confronto. A partir de então, cresceu consideravelmente, ganhando cada vez mais confiança nos golpes. Keys, por sua vez, caiu de rendimento e abusou dos erros não forçados, perdendo o primeiro set e não vendo a cor da bola na parcial seguinte. No game final, Keys ainda salvou dois match points antes de Stephens fechar a partida, com direito a pneu.  

Sloane Stephens, campeã do US Open 2017
Sloane Stephens, campeã do US Open 2017Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Aos 24 anos, Sloane Stephens venceu pela primeira vez um Grand Slam
Aos 24 anos, Sloane Stephens venceu pela primeira vez um Grand SlamFoto: MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF
Sloane Stephens, campeã do US Open 2017
Sloane Stephens, campeã do US Open 2017Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Madison Keys, vice-campeã do US Open 2017
Madison Keys, vice-campeã do US Open 2017Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Madison Keys, vice-campeã do US Open 2017
Madison Keys, vice-campeã do US Open 2017Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Abraço das amigas Sloane Stephens e Madison Keys na final do US Open
Abraço das amigas Sloane Stephens e Madison Keys na final do US OpenFoto: TIMOTHY A. CLARY / AFP
Madison Keys e Sloane Stephens com os troféus do US Open
Madison Keys e Sloane Stephens com os troféus do US OpenFoto: MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF

veja também

comentários

comece o dia bem informado: