FUTEBOL

Manchester City encara sua "Kryptonita", mas pode encaminhar título da Premier League nesta terça

Equipe de Pep Guardiola, no entanto, precisa superar retrospecto ruim contra time londrino

Manchester City pode colocar uma mão na taça da Premier League nesta terça-feira Manchester City pode colocar uma mão na taça da Premier League nesta terça-feira  - Foto: Adrian Dennis/AFP

A Premier League nas últimas temporadas tem um protagonista em comum: o Manchester City. O time de Pep Guardiola tem sido o time a ser batido ao longo das edições passadas e também em 2023/2024. Na briga pelo título junto ao Arsenal, o City entra em campo nesta terça-feira, contra o Tottenham, fora de casa, em jogo atrasado, e se vencer, abre dois pontos de vantagem para o rival londrino, com uma rodada para o fim da competição.

Com o apelido de 'Shark Team' por ser, nas palavras dos jogadores e da imprensa inglesa "o grande tubarão que devora os adversários", o Manchester City costuma aproveitar quando sente 'cheiro de sangue na água'. Isto é, quando seus rivais dão a mínima brecha, a equipe de Guardiola não titubeia e ataca. Por exemplo, na última temporada, o City estava atrás do Arsenal na briga pelo título, mas quando os Gunners tropeçaram e tiveram uma sequência ruim, o 'Tubarão' deu o bote, tomou a liderança e conquistou o título.

O Manchester City vem de três títulos de Premier League de forma consecutiva e busca o quarto nesta temporada. Entre as últimas conquistas, a grande semelhança é ver como a equipe de Pep Guardiola encara as 10 rodadas finais e decisivas das suas campanhas. O time engata a sexta marcha e põe o pé no acelerador frente aos seus rivais.

Em 2020/2021, o City venceu sete e perdeu três das últimas dez rodadas, sendo campeão com 86 pontos, 12 a mais que o vice-campeão, Manchester United. Já em 21/22, o City não perdeu nas últimas dez rodadas, com sete vitórias e três empates, conquistando o título com 93 pontos, apenas um na frente do Liverpool, vice-campeão daquela temporada. Em 22/23, novamente o 'Shark Team' atacou e foram oito vitórias nas últimas dez rodadas, sendo os únicos resultados negativos nas duas últimas, quando o time já havia garantido o título inglês. No fim, foram 89 pontos, cinco a mais que Arsenal, vice.

Nesta temporada, para efeito de comparação, o Manchester City não somente a reta final da equipe tem sido forte, como o time de Pep Guardiola não sofre uma derrota pela Premier League desde a 15ª rodada, quando perdeu para o Aston Villa, fora de casa, por 1 a 0. Desde então, foram 21 partidas, com 17 vitórias e quatro empates. No recorte 'reta final', o City tem sete vitórias nos últimos sete jogos.

 

Mas apesar de todo retrospecto positivo das últimas temporadas de Premier League, o Manchester City vai precisar superar sua 'kryptonita' para colocar as mãos na taça do Campeonato Inglês. O Tottenham tem sido um mandante indigesto ao time de Guardiola em jogos no Tottenham Hotspur Stadium.

Desde que seu novo estádio foi inaugurado, em 2019, o Tottenham recebeu o Manchester City pela Premier League em quatro oportunidades e venceu todos os jogos. De quebra, os Spurs não levaram gols do City nessas partidas. Foram duas vitórias por 2 a 0 e outras duas por 1 a 0.

E o retrospecto frente ao Tottenham é algo que preocupa Pep Guardiola. O técnico do Manchester City relembrou as últimas partidas em Londres e sobre o 'tabu' frente aos Spurs, que apesar de ser o grande rival do Arsenal, pode contribuir indiretamente para que os Gunners continuem na liderança com uma rodada para o final da Premier League. Por outro lado, o City tem a chance de encaminhar um tetracampeonato inglês, o que nunca aconteceu na história da liga.

- Muitas vezes fomos lá e jogamos muito bem, muitas, muitas vezes, mas não fomos capazes de marcar e vencer os jogos. Mas para fazer algo neste país que nenhuma outra equipe fez, então você tem que fazer algo especial, excepcional, eu diria. E isso nunca aconteceu na Premier League, então temos que fazer isso desta vez. A história está diante de nós e temos que aceitá-la. Se não vencemos antes, agora é hora de vencer. Caso contrário, o Arsenal será o campeão - afirmou Pep, em entrevista coletiva.

Tottenham e Manchester City entram em campo nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), em jogo atrasado da 34ª rodada da Premier League. Se vencer, o City vai para a última rodada com dois pontos de vantagem para o Arsenal. Em caso de empate ou derrota do City, o Arsenal vai para a rodada final como líder e pode conquistar o título com uma vitória sobre o Everton, em casa.

Veja também

Com apoio da CBF e da FPF, OAB promove 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia em Recife
Futebol

Com apoio da CBF e da FPF, OAB promove 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia em Recife

Árbitro gaúcho dá cartão vermelho e diverte convidados em casamento; assista
brincadeira

Árbitro gaúcho dá cartão vermelho e diverte convidados em casamento; assista

Newsletter