Esportes

Maria Lenk começa com quatro pernambucanas na água

Destaque para Joanna Maranhão, que fez o melhor tempo da carreira na eliminatória dos 100 metros borboleta

Clarissa Rodrigues, nadadora pernambucana do Sesi/SPClarissa Rodrigues, nadadora pernambucana do Sesi/SP - Foto: Cortesia

Única seletiva para o Mundial de Piscina Longa de Budapeste, o Troféu Maria Lenk – Campeonato Brasileiro de Natação teve início na manhã desta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, com as primeiras eliminatórias do programa de provas. E logo neste primeiro dia de competição, teve Pernambuco na água.

Só nos 100 metros borboleta, competiram quatro atletas do Estado: Etiene Medeiros e Clarissa Rodrigues, do Sesi/SP, Joanna Maranhão, da Unisanta/SP, e Thaís Fazekas, do Flamengo/RJ. Dessas, somente Clarissa estará na final A, tendo se classificado com o tempo de 1min00s35 – a marca foi melhor do que a registrada há uma semana, quando ela faturou o ouro no Sul-Americano Júnior, com 1min01s14.

Joanna, embora tenha feito o terceiro melhor tempo da eliminatória dos 100 metros borboleta, nadando pela primeira vez abaixo de um minuto (59s94) - como só pode nadar três provas oficiais, ela fica em observação. Confirmada, porém, está a participação dela na final dos 400 metros livre, que também acontece esta noite. Na classificatória dessa prova, ela fez o segundo melhor tempo (4min17s50), mas tem perspectiva de baixar consideravelmente a marca na final, uma vez que o tempo de entrada dela no Lenk é 4min12s22.

Principal nome da natação feminina nacional na atualidade, Etiene Medeiros não fará finais nesta terça. Ele fez somente o nono tempo (1min02s54) na classificatória dos 100 metros borboleta e já adiantou que não estará na final B. A estreia foi mais para quebrar o gelo no evento. Thaís Fazekas, por sua vez, foi 12ª, com 1min03s91, e nadará a final B.

A final A dos 100 metros borboleta, por sinal, promete ser emocionante com o duelo entre Daynara de Paula (Sesi/SP) e Daiene Dias (Unisanta/SP). O equilíbrio entre elas é tanto que ambas bateram 59s18 na prova classificatória.

Na versão masculina dos 100 metros borboleta, Henrique Martins fez o quarto tempo do mundo na temporada, com 51s57. Já nos 400 metros livre masculino, o destaque é o equilíbrio. A diferença do primeiro para o oitavo colocado é de apenas três segundos. Luiz Altamir Melo foi o melhor, com 3min53s89, enquanto o oitavo tempo para a final foi Miguel Valente com 3min56s04.

Nos 100 metros peito, a argentina Julia Sebastian foi a melhor, com 1min08s69, seguida por Jhennifer Conceição, com 1min08s66. No masculino, destaque para Felipe Lima, que fez a melhor marca da carreira, com 59s32. Ele não baixava tempo desde 2013, quando foi bronze no Mundial de Barcelona.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter