Marketing impulsiona clube em ano de crise

Num ano difícil, várias ações fizeram de comunicação chamaram a atenção para os projetos do Náutico

Audiência pública da Comissão Especial de Barragens da Assembleia Legislativa de PernambucoAudiência pública da Comissão Especial de Barragens da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Divulgação

O ano de 2016 foi de dificuldades para o Náutico, sobretudo financeiras. Com o orçamento apertado, praticamente tudo o que entrou de recursos foi destinado ao futebol. Neste cenário, o setor de Marketing do clube teve de se desdobrar para realizar as ações planejadas para o ano. E, mesmo com dificuldades, foi o departamento mais elogiado pelos torcedores na última temporada. Capitaneado pelo vice-presidente de Marketing e Comunicação, Kléber Medeiros, projetos como o Voltando Pra Casa, o Memorial Alvirrubro e o Aplicativo oficial contribuíram para avaliação positiva dos alvirrubros e a boa repercussão na imprensa.

“O ano foi bastante positivo. Fizemos diversas ações, promoções, eventos e atividades, que movimentaram o clube. Inauguramos o Memorial Alvirrubro, que conta a história dos nossos 115 anos, lançamos a Revista e o Aplicativo oficial do Náutico, incrementamos as redes sociais, fizemos a Experiência Alvirrubra com a Pelada com Kuki, Café da manhã com heróis do Hexa e noite de autógrafos com jogadores do atual elenco. Além das festividades como Dia das Crianças, Timbu Coroado, Arraiá da Fogueira, Jogando Junto na Sede com telão, food trucks, sorteios de brindes. E ainda lançamos as campanhas Orgulho de Ser Alvirrubro, Sangue Alvirrubro e o Expresso Timbu, que levou os torcedores dos Aflitos à Arena de Pernambuco nos jogos com todo conforto”, analisou o vice-presidente de Marketing e Comunicação do Náutico, Kléber Medeiros.

Embora o departamento tenha realizado inúmeras ações, a falta de recursos no clube foi uma barreira ultrapassada com dificuldades. “Usamos a criatividade e buscamos parcerias. Tivemos o apoio de nossos parceiros, principalmente a Caixa Econômica Federal, Topper e Timbushop. Além de torcedores, colaboradores e abnegados, sempre receptivos aos nossos projetos”, resumiu o dirigente.

Um dos destaques do Marketing alvirrubro foi a campanha Voltando pra casa, lançada em agosto, mas que ainda não trouxe os frutos esperados. O clube esperava o apoio da torcida com contribuições para reformar os Aflitos e voltar a jogar no seu estádio o quanto antes. Porém, poucos ajudaram e as obras não avançaram.

“Infelizmente a campanha ainda não teve a adesão esperada. E precisamos muito desse apoio do torcedor, que será o grande financiador da volta aos Aflitos, tão esperada por todo alvirrubro. Em 2017 vamos potencializar a divulgação, fazendo com o que o torcedor jogue junto, apoiando e participando das ações e promoções. Essa participação viabilizará o retorno do Náutico para sua casa”, reconheceu Kléber Medeiros.

O planejamento para 2017 inclui outros vários projetos a serem tocados já a partir deste mês. E o que o torcedor mais espera é o jogo da despedida de Kuki. O ídolo alvirrubro se aposentou em 2009 e ainda não foi homenageado pelo clube. O amistoso, no entanto, deve acontecer apenas no final do ano.

“Kuki é o grande ídolo recente do clube e ainda não teve a sua despedida. E que bom que ele trabalha no clube. Iremos fazer uma partida comemorativa, convidando alguns ex-jogadores do Náutico, contemporâneos dele. Provavelmente acontecerá no final do ano. Ainda teremos também o lançamento do DVD e do livro de Kuki. Este último já no começo de 2017”, afirmou o vice-presidente de Marketing e Comunicação, antes de explicar as ações a serem realizadas em 2017.

“Já estamos com o planejamento montado para o próximo ano. O Dia Alvirrubro, por exemplo, é uma das atividades que faremos com práticas esportivas para os sócios na Sede e no CT Wilson Campos, torneios, brincadeiras, visitação ao Memorial Alvirrubro. O GAM - Grupo de Apoio ao Marketing - com encontros mensais, onde abriremos espaço para o torcedor opinar, dar sugestões, trocar ideias conosco. Teremos também encontros mensais com ídolos da história do clube, o lançamento do cartão de afinidade, entre outras ações”, pontuou.

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