Média de gols sofridos cai e ajuda evolução do Náutico

Após chegada do técnico Márcio Goiano, Náutico sofreu apenas quatro gols em cinco jogos

Márcio Goiano chegou ao Náutico na sétima rodadaMárcio Goiano chegou ao Náutico na sétima rodada - Foto: Léo Lemos/Divulgação/Náutico

As vitórias que o Náutico tanto precisava (e conquistou) para alcançar o G4 do Grupo A da Série C tiveram uma parcela enorme de contribuição do sistema defensivo do clube. Mais do que os gols marcados, que ajudaram na sequência de quatro triunfos nos últimos cinco confrontos, foram os tentos evitados que transformaram o Timbu em candidato à classificação ao mata-mata.

Nos últimos cinco jogos, todos eles sob o comando do técnico Márcio Goiano, o Náutico sofreu quatro gols. Uma média de 0,8 por confronto. O clube foi vazado na derrota por 2x0 para o ABC e na vitória por 3x2 perante o Remo. Nos demais compromissos, contra Globo/RN, Santa Cruz e Botafogo/PB, a rede alvirrubra não foi balançada.

A média de gols sofridos caiu mais da metade em comparação com os números dos seis primeiros duelos, com Roberto Fernandes (da primeira até quarta rodada) e Dudu Capixaba (quinta e sexta rodadas). Nesse período, o Timbu foi vazado 12 vezes (dois gols sofridos por jogo).

O sistema defensivo do Náutico passou por uma série de mudanças ao longo do campeonato. O atual, formado por Bryan, Sueliton, Rafael Ribeiro e Assis, fez apenas dois jogos. Todos do quarteto ganharam vaga recentemente. Bryan pegou a posição de Thiago Ennes - Luiz Henrique e Medina também foram testados na lateral direita. Na esquerda, Kevyn começou como titular, mas se lesionou. Tiago Costa ganhou a titularidade, mas as fracas exibições abriram chance para Assis.

Leia também:
Bryan comemora nova chance recebida no Náutico
Dudu celebra fim de jejum no Náutico

Camutanga e Camacho começaram na zaga titular, com Breno Calixto ganhando o espaço do segundo posteriormente. As contusões no setor foram obrigando o Náutico a mexer a cada rodada. Contratado recentemente pelo clube, Sueliton herdou a vaga após boas atuações, formando dupla com o prata da casa Rafael Ribeiro. Vale citar que Breno e Camutanga estão se recuperando de lesão e podem voltar ao time titular.

Veja também

Louzer explica opção por três zagueiros contra o Grêmio
Futebol

Louzer explica opção por três zagueiros contra o Grêmio

Sport vence Grêmio por 1x0, na Ilha do Retiro
Futebol

Sport vence Grêmio por 1x0, na Ilha do Retiro