“Mesa” farta para os fanáticos pelos esportes americanos

Jogos da NBA e NFL dominam TV brasileira nas festas de fim de ano, recheadas de boas partidas

Acordo é voltado para a administração estadual, com o objetivo de ajudar a entregar serviços com mais qualidadeAcordo é voltado para a administração estadual, com o objetivo de ajudar a entregar serviços com mais qualidade - Foto: Heudes Regis/SEI

Ceia pronta, família reunida e... Televisão ligada? Sim! Enquanto as competições no Brasil e em boa parte do mundo dão uma pequena pausa, nos Estados Unidos os esportes mais populares entram em ação nas festas de fim de ano. E por aqui, os canais locais aderem à cultura de jogos perto da virada do ano, ou até mesmo du­rante a ceia de Natal. Para os fanáticos por esportes, o fim de semana será com “me­sa” farta, com vários eventos ao vivo.

Na NBA, por exemplo, já vi­rou tradição os jogos nesta é­po­ca do ano. Será o 69º Natal com partidas em toda a histó­ria da principal liga de basque­te do mundo. Enquanto algumas famílias preparam a ceia, que em terras america­nas é realizada no dia 25, dez homens em quadra e vários fanáticos fora dela protagonizam grandiosos eventos de entretenimento, difundido para todo o Planeta. Mas nem tudo é alegria e comemoração.

Alguns astros, como Carmelo Anthony, reclamam da distância. “Você tem que se desligar um pouco do resto e ‘ativar o modo de trabalho’. Então, é um presente e uma maldição jogar no dia de Natal”, afirmou o jogador do New York Knicks.

No ano passado, cinco jogos fo­ram televisionados para 215 países em mais de 40 línguas di­ferentes. Para este ano, o nú­mero promete ser ainda maior. Quatro jogos com trans­missão da ESPN acontecem amanhã, com destaque pa­ra o atual campeão, Cleveland Cavaliers, que entra em quadra para encararar o Golden State Warriors, reeditando a final da última edição da NBA.

Outra liga que terá transmissão na TV nos dias 24 e 25 é a NFL. Com jogos tradicionalmente ocorrendo no domingo, em 2016, a maior liga de futebol americano do mun­do terá partidas na véspera e no dia de Natal, além da primeira semana de 2017.

E com brasileiro em campo. No domingo, 25, o Kansas City Chiefs, de Cairo Santos, encara o Denver Broncos, atual campeão da liga. No mesmo dia, Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens fazem duelo decisivo para saber quem irá aos playoffs, a caminho do Super Bowl LI.

Além dos profissionais, o fu­tebol americano universitá­rio, que leva multidões aos estádios nos EUA também tem jogos durante as festas de fim de ano. Os “bowls”, parti­das comemorativas com as melhores universidades do país, são uma alternativa. Pra­ticamente em todos dias da segunda metade de dezem­bro há jogos, com transmissão pela TV e via internet, uma ótima vitrine para os jovens jogadores que tentam a sorte no esporte profissional.

Veja também

Em duelo de invictos, líder Náutico enfrenta o Retrô na Arena de Pernambuco
Futebol

Em duelo de invictos, líder Náutico enfrenta o Retrô na Arena de Pernambuco

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB
Santa Cruz

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB