Futebol

Mesmo com derrota, Flamengo é campeão brasileiro da Série A

Cariocas foram derrotados por 2x1 para o Tricolor, no Morumbi, mas foram beneficiados com o empate em 0x0 entre Internacional e Corinthians, no Beira-Rio

Flamengo é campeão brasileiro de 2020Flamengo é campeão brasileiro de 2020 - Foto: Arte/Flamengo

Uma vez Flamengo, sete vezes Flamengo. A Série A do Campeonato Brasileiro 2020 só acabou em 2021, mas com um repeteco da imagem vista em 2019, com os rubro-negros comemorando mais uma conquista na elite nacional. A sétima na história. O clube se denomina octacampeão, ao adicionar na lista de glórias o ano de 1987, contudo a CBF não reconhece os cariocas, mas sim o Sport como detentor da taça. O feito dos comandados do técnico Rogério Ceni veio sem a mesma facilidade do Brasileirão anterior. O título foi obtido apenas na última rodada e, por ironia, com uma derrota por 2x1 para o São Paulo. A sorte é que o Internacional, que também brigava pelo topo, ficou no 0x0 com o Corinthians, no Beira-Rio.

Assim como em 2009, o Flamengo de 2020/2021 assumiu a liderança do Brasileirão apenas na penúltima rodada, ao vencer justamente o Inter, por 2x1, no Maracanã. Outra curiosidade é que, há 12 anos, os cariocas também brigavam com os colorados pelo troféu. Ainda no campo das comparações, essa foi a segunda vez que o time da Gávea foi campeão longe do Maracanã. A outra foi em 1982, diante, coincidentemente, de um gaúcho. Porém, um que vestia azul. A equipe derrotou o Grêmio, por 1x0, no antigo Olímpico.

O título também tem uma sensação no mínimo curiosa para Rogério Ceni. Ídolo do São Paulo, ele nunca venceu o ex-clube como treinador. O tabu permanece, mas não atrapalhou a festa dos visitantes. Justamente no Morumbi, estádio que o antigo goleiro fez história como atleta com a camisa tricolor e, agora, como técnico, mas vestindo o manto vermelho e preto. 
 
A última rodada do Brasileirão também definiu os classificados à Libertadores e pré-Libertadores, os times que disputarão a Copa Sul-Americana em 2021 e os rebaixados à Série B. No primeiro bloco, estão Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras. Fluminense, Grêmio e Santos estão, por enquanto, na fase preliminar do torneio continental. Isso pode mudar, porém, se o Verdão ganhar a Copa do Brasil. O G4 vira G5 e o tricolor carioca também entra direto. Se for o Imortal gaúcho o ganhador do mata-mata nacional, é ele que entra na fase de grupos.
 
Athletico, Corinthians, Red Bull Bragantino, Ceará, Atlético-GO e Bahia estão na Copa Sul-Americana. Botafogo, Coritiba, Goiás e Vasco foram rebaixados à Série B.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Por falta de recursos, Salgueiro estuda não disputar a Série D
Salgueiro

Por falta de recursos, Salgueiro estuda não disputar a Série D

Garay anuncia pausa na carreira para engravidar, após Jogos de Tóquio
Vôlei

Garay anuncia pausa na carreira para engravidar, após Jogos de Tóquio